Atuação nos Setores

Aeroespacial e Defesa

A atuação da CERTI no setor aeroespacial e defesa se tornou o novo setor de atuação da CERTI como Unidade Embrapii na competência de sistemas inteligentes. Com esta conquista, a organização tem discutido importantes projetos de nacionalização de tecnologias e desenvolvimento tecnológico de ponta para o setor.

Aliando os conceitos de conectividade e interatividade, reúne condições para o desenvolvimento de soluções completas, desde a ideação do conceito e viabilidade mercadológica até a prototipagem e lotes piloto para a entrega de um produto pronto para ser inserido no mercado. As principais competências da CERTI para o setor são:

Convergência Digital: Desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos e processos no ambiente digital, através da convergência de pessoas, ideias, tecnologias, mercados e modelos de negócio, incluindo áreas de software, aplicativos, sistemas embarcados, televisão digital, telecomunicações, internet, redes, comunicação móvel, energia, soluções smart, entre outras;

Sistemas inteligentes: Entendido como um composto de elementos capaz de fornecer funcionalidades geralmente especializadas; dispositivos e equipamentos funcionais; requisitos de segurança e conectividade; capacidade de adaptação ou reação às condições ambientais e operacionais; monitoramento e gerenciamento remoto; comunicação com o usuário, o ambiente e outros sistemas;

Sistemas Embarcados: Desenvolvimento de sistemas embarcados a partir de um conjunto de ativos de software e hardware que possibilitam a reutilização de conceitos, aplicações e interfaces para produtos convergentes com a garantia de resultados rápidos e flexíveis para clientes em diferentes segmentos. A CERTI implementa novas funcionalidades e inovações em produtos eletrônicos, aliadas à otimização do projeto para redução do tamanho, necessidade de recursos computacionais e do custo do produto;

Mecatrônica: Desenvolvimento completo de produtos do conceito e design ao projeto de eletrônica embarcada, projeto mecânico, prototipagem, integração e teste de verificação, na aplicação de tecnologias de mecânica fina/precisão, de eletrônica, de software embarcado, de óptica e as demais tecnologias clássicas para desenvolvimento de produtos mecatrônicos, desde a gestão do desenvolvimento do produto à pesquisa de viabilidade técnica e econômica.

Manufatura Avançada: Concepção, desenvolvimento e implantação de processos industriais inteligentes e sistemas integrados de tecnologia de informação e comunicação no chão de fábrica, utilizando práticas avançadas de produção voltadas aos conceitos de Manufatura 4.0, como o PIMS – Plant Information Management System. Garantia da Qualidade:

Fornece apoio tecnológico às atividades de desenvolvimento, possui competências nas áreas de metrologia, instrumentação e garantia da qualidade industrial. Dispõe de profissionais e laboratórios especializados em medição geométrica, dimensional, tomografia computadorizada, confiabilidade eletrônica e usabilidade de produtos. Conheça a Infraestrutura Laboratorial da CERTI.