Casos de Sucesso

Inovação em Sustentabilidade

O desafio: Implantar tecnologia social inovadora, que possibilitasse a transferência de conhecimento das universidades e o estímulo ao empreendedorismo para a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida de comunidades desfavorecidas. O objetivo central do projeto era a conservação dos recursos hídricos, a partir do aproveitamento do rejeito de dessalinização, pela prática de ações sociais, ambientais e econômicas que proporcionassem o desenvolvimento de um modelo sustentável e replicável para outras regiões do semi-árido. O primeiro local escolhido foi a comunidade de Uruçu, no município de São João do Cariri, na Paraíba, Região Nordeste.

O Desenvolvimento: O projeto “Água: Fonte de Alimento e Renda – uma alternativa sustentável para o semi-árido”, proposto pela Fundação CERTI, veio a ser patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, com a participação de diversos parceiros técnicos: universidades federais, governos estadual e municipal e outras entidades e organizações. A proposta baseou-se no aproveitamento do "concentrado de sais" gerado no processo de dessalinização. Convencionalmente, a água salobra retirada de poços tubulares da região, após a dessalinização, gera água potável e o concentrado que, se devolvido ao solo, causa impactos ambientais. A solução inovadora foi implantar em Uruçu quatro unidades de produção que funcionassem de forma integrada, fazendo uso criativo do concentrado: uma unidade de água potável; uma de hortaliças, através da hidroponia; uma de criação de tilápias (piscicultura); e outra de produção da microalga spirulina.

O resultado: As ações inovadoras envolveram a transferência de tecnologias das universidades diretamente para a comunidade, estimulando o empreendedorismo com a venda dos produtos, a geração de trabalho e renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. Foi criada a Cooperativa Agropecuária de Uruçu, responsável por dar continuidade ao desenvolvimento sustentado das unidades construídas, em benefício de seus cooperados. Houve elevação da renda das familias e que se ampliará na medida que a capacidade produtiva evolua . A cantora Elba Ramalho, que é paraibana, tornou-se a madrinha do projeto e vem apoiando a sua divulgação como uma prova concreta de que existem alternativas para a região do semi-árido, tão castigada pelas secas.