Casos de Sucesso

GD Biogás

GD Biogás - Aspectos de custos de geração, formação tecnológica e metrológica para geração de energia elétrica conectada à rede a partir do biogás oriundo de dejetos de suínos no município de Itapiranga em Santa Catarina.

A Eletrosul, junto de outras seis importantes instituições* do meio acadêmico e científico, irá implantar em Itapiranga, no Oeste de Santa Catarina, uma central de geração de energia de até 400 quilowatts (kW), que será abastecida pelo biogás produzido em 12 propriedades de criação de suínos. Com esse projeto, a Eletrosul se propõe a aprofundar as pesquisas na área e contribuir para o avanço do aproveitamento energético da biomassa no País.

Em linhas gerais, pesquisar, planejar e implementar uma planta de geração de biogás de 300 até 400 kW – projeto como todo (biodigestores, tratamento da biomassa, geração e transporte de biogás, geração de energia elétrica e conexão com a rede, medição e instrumentação, análise de legislação, entre outros). O CES está envolvido principalmente na análise dos custos e investimento para fortalecer competência de tecnologia nacional para geração de energia elétrica a partir do biogás.