Casos de Sucesso

Laboratório-Fábrica de Placas Eletrônicas

O desafio: O Brasil precisava criar e consolidar um “laboratório-fábrica” referência no campo de placas eletrônicas. O objetivo era desenvolver um processo contínuo de geração de conhecimentos técnicos e científicos, visando proporcionar suporte efetivo na superação dos crescentes desafios tecnológicos impostos às empresas brasileiras, especialmente na fabricação de lotes em pequenas séries.

O Desenvolvimento: A CERTI concebeu então o projeto “Tecnologias avançadas para a produção de placas eletrônicas em pequenas séries – LABelectron Nucleador”, que prevê ações em duas estratégicas vertentes: manufatura eletrônica, compreendendo o domínio tecnológico e a excelência na produção de placas eletrônicas em pequenas séries; e a capacitação de recursos humanos para empresas e disseminação de tecnologias, compreendendo a estruturação de um mecanismo denominado “Escola avançada em projeto e manufatura eletrônica”.

O resultado: O laboratório-fábrica já vem desenvolvendo a experimentação de inovadores conceitos e metodologias voltadas à manufatura eletro-eletrônica de excelência. Seu foco prioritário é a produção em pequenas séries, a prestação de serviços tecnológicos especializados para empresas e instituições tecnológicas, e a geração e disseminação dos conhecimentos desenvolvidos nos níveis local, regional e nacional.