Casos de Sucesso

Plano de Sustentabilidade para os Botos-Cinza da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina

O desafio: Projeto executado em 2010 para a OSX, que objetivou a busca de soluções que compatibilizassem a sobrevivência da população dos botos-cinza com a implantação sustentável do Estaleiro OSX na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina.

O Desenvolvimento:Foi mobilizada uma equipe multidisciplinar de especialistas (em nível local, nacional e internacional), cuja experiência acumulada sobre o ambiente local, sobre essa espécie de boto em particular, sobre situações análogas no mundo e sobre aspectos técnicos críticos envolvidos, permitiu rapidamente estruturar a análise sob uma abordagem sistêmica e configurar tanto a solução global, quanto as soluções particularizadas necessárias. Além de apontar detalhadamente como mitigar os impactos potenciais do próprio empreendimento sobre os botos-cinza, foram definidos os principais vetores de pressão hoje existentes sobre a espécie, e detalhadas ações estratégicas capazes de reduzir ou reverter os impactos crônicos dessas outras fontes.

O resultado: A solução proposta incorpora um sistema de monitoramento multiparâmetros em tempo real para o ambiente da Baía Norte, para os botos-cinza e para toda a operação de controle ambiental do empreendimento proposto. Os dados do monitoramento, por sua vez, alimentam um sistema inteligente voltado para tomadas de decisão (SISMO), que os integra e disponibiliza a informação de forma objetiva para gestores. As soluções propostas foram consolidadas no documento "Plano de Melhoria das Condições de Sustentabilidade dos Botos-Cinza (Sotalia guianensis) na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, no Contexto da Implantação do Estaleiro OSX".