Casos de Sucesso

Programa um Computador por Aluno

O desafio: O PROUCA é um programa do Ministério Ministério da Educação, coordenado pela SEED - Secretaria de Educação a Distância e acompanhado pelo gabinete da presidência da Republica que têm como finalidade promover a inclusão digital e o desenvolvimento pedagógico dos alunos através do contato com a tecnologia.
Neste projeto, todos os professores e alunos das escolas participantes recebem um laptop educacional para seu uso diário. Além disso, é proporcionado a escola uma infraestrutura para acesso a internet e a capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.
Desta forma, o projeto piloto está sendo realizado com cerca de 300 escolas em todos os estados, com aproximadamente 150.000 laptops distribuídos. Assim, o desafio é fornecer informações fidedígnas das entregas dos laptops e implantação do projeto nas escolas participantes, bem como fornecer estatísticas de utilização dos laptops para os gestores do MEC, Presidência da República e as equipes de formação, avaliação e pesquisa.

O Desenvolvimento: Para o projeto, foi desenvolvido um sistema de gestão e apoio a tomada de decisões que fornece tanto informações para os gestores operacionais do projeto, quanto para a equipes envolvidas. Paralelo ao desenvolvimento do software, foi projetada uma sala de monitoramento e controle com uma equipe técnica especializada, capaz de tomar decisões pro-ativas em caso de problemas detectados pelo sistema de gestão ou execução nos estados referente a: Infraestrutura, formação e avaliação.

O resultado: O acompanhamento do projeto através do Software de Monitoramento pelos gestores do projeto está auxiliando na identificação de problemas críticos de logística, além disso, as equipes de Formação do MEC está capacitando os participantes na de utilização desta nova tecnologia nas escolas, onde estão sendo agregadas as já existentes.