Casos de Sucesso

Programa Confiabilidade em Ensaios Laboratoriais de Biocombustíveis

O desafio: Capacitar 35 laboratórios localizados em diversas regiões do país para que realizem ensaios em Biocombustíveis (biodiesel e etanol), de acordo com requisitos internacionalmente aceitos, e que estejam aptos, ao final do projeto, a buscar sua acreditação junto ao INMETRO. O objetivo, com isto, é a promoção da competitividade para o setor e para as exportações, além do fortalecimento das ações de monitoramento da qualidade e regulamentação geridas pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Projeto financiado pelo MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia – e pela FINEP – Financiadora de Estudos e Pesquisas.

O Desenvolvimento: Coordenado e executado pela Fundação CERTI, em parceria com o IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, foi desenvolvido um conceito inovador de Programa de Capacitação e Assistência flexível e otimizado para Redes de Laboratórios, utilizando conceitos de interatividade à distância e um Portal Web como uma central de comunicação, disponibilização de conteúdos técnicos, colaboração entre laboratórios e visibilidade de resultados, permitindo assim a redução dos recursos aportados pelo financiador da ordem de 50% com despesas de viagens e 25% com custeio de especialistas, quando comparados a um processo de capacitação tradicional.

O resultado: Acreditação de 25 novos laboratórios e consolidação de escopo de ensaios em biocombustíveis junto a 10 laboratórios já acreditados, promovendo o atendimento competente às demandas do setor produtivo em 20 Estados da Federação e no Distrito Federal.