Casos de Sucesso

Rede Social Educacional Portal do Aluno

O desafio: o Ministério da Educação possui diversas iniciativas com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Por intermédio da Secretaria de Educação a Distância, propôs-se o desafio de conceber um ambiente na internet que conectasse alunos e professores de forma colaborativa.

Criou-se, nesse contexto, o Portal do Aluno, um portal educacional que, além de promover a integração entre professores e alunos, fomentando o crescimento de comunidades virtuais nas escolas, oferece ferramentas de colaborac¸a~o, aprendizagem e interac¸a~o que estimulam a criac¸a~o e o compartilhamento de conhecimentos.

O Desenvolvimento: para melhor se adaptar às características, aos objetivos e às necessidades de seu público, o Portal do Aluno foi desenvolvido com o envolvimento de alunos e professores de escolas localizadas em diversas regio~es do Brasil, atendendo às demandas do Ensino Fundamental Final e Ensino Médio.

Dentro de uma metodologia de Projeto Centrado no Usuário, estes alunos e professores participaram de pesquisas e colaboraram com o time de projeto testando protótipos, participando de reunio~es e entrevistas e também experimentando verso~es preliminares do portal em aulas reais.

O projeto foi desenvolvido com o framework Maestro, que integra tecnologias open source de forma ágil, elevando a produtividade. Também foram integradas técnicas de automação de testes, visando a uma melhor qualidade e permitindo a contínua evolução do Portal. O desenvolvimento do sistema ocorreu de forma incremental, possibilitando grande adaptação aos novos cenários descobertos na pesquisa com os usuários.

O resultado: o resultado atual do projeto é um ambiente online integrado, que une as facilidades de comunicação de uma Rede Social, ferramentas pedagógicas colaborativas e adaptadas às necessidades da educação básica, além de uma biblioteca multimídia de conteúdos qualificados. Isso tudo em um ambiente seguro e fácil de usar.
De acordo com os dados obtidos em pesquisas de campo, o portal tem se mostrado um potencializador do processo pedagógico. As atividades de aula foram consideradas mais interessantes e interativas, além de gerar grande envolvimento fora da escola, com os alunos acessando de casa. O Ministério da Educação recebe um sistema já validado em cenário real, além de uma série de relatórios com informações do público alvo e recomendações para a adequada operação do produto.