Casos de Sucesso

T-Commerce para TV Digital

O desafio: A CERTI desenvolveu, em parceria com a Brava ECM (Datasul/TOTVS), uma proposta pioneira que foi aceita pela FINEP e tinha o objetivo de criar um modelo de venda de produtos para televisão (t-commerce). Este desafio também envolvia questões relacionadas à segurança e ao Ginga (middleware brasileiro de televisão digital).

O Desenvolvimento: Foi realizado um estudo com uma série de lojas virtuais e sites de e-commerce. Diante disso, foram criados alguns modelos para pagamento e apresentação do conteúdo, adequados ao cenário brasileiro. Alguns protótipos e aplicações derivadas foram geradas com estes modelos e foram realizados testes de usabilidade em diferentes tipos de perfis para aprimorar a solução final. Além disto, durante o desenvolvimento, a equipe criou um conjunto de plugins e ferramentas de automação para facilitar o trabalho, dado que não existia nada parecido em Ginga até então. Também foi feito um estudo e implementado mecanismos para garantir a segurança desse tipo de transação.

O resultado: A aplicação de T-Commerce desenvolvida tornou-se referência nacional dado o ineditismo desse tipo de solução em Ginga. Com isso, a Brava ECM criou uma nova área de negócios, chamada Brava ITV, para atender essa demanda por aplicações interativas. Além disso, uma série de artigos foram publicados como resultado deste projeto: experimentos de usabilidade, estruturação de modelos de T-Commerce, interação de aplicações Ginga com redes sociais.