Comunicação

FAPESC lança edital para inovação em Fotônica

20/09/201711:26:19

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) lançou na última sexta-feira (15/09) o edital de Cooperação SC-Berlim/Brandemburgo para Inovação em Fotônica. O edital contempla propostas que estabelecem desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores envolvendo fotônica - tecnologias ópticas avançadas, componentes como lasers, fotossensores, fibras ópticas, emissores de luz, bem como seus processos de análises, fabricação, produção, qualificação e aplicação.

Para o edital, que aportará até R$ 250 mil, empresas catarinenses devem apresentar propostas de projetos para inovação em parceria com empresas ligadas ao cluster de Berlim/Brandemburgo. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I) entre a FAPESC e o Departamento de Economia, Tecnologia e Pesquisa do Senado do Estado de Berlim, Alemanha.

Como o intuito de aproximar empresas, a Cooperação viabilizará uma Missão Empresarial de Inovação em Fotônica, que ocorrerá nos dias 17 a 20 de outubro de 2017 em Berlim. A Missão, organizada pela Fundação CERTI, inclui visitas, reuniões e matchmaking com empresas de referência do ecossistema de inovação alemão, tais como: OSRAM, Zeiss e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) de Berlim/Brandemburgo. Também estão previstas visitas aos parques tecnológicos, centros de inovação, laboratórios-fábrica, agentes e programas de fomento, além de instituições de C&T&I em fotônica daquela região.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

Voltar ao índice