Comunicação

Fiesp e Embrapii promovem Road Show Inovação na Prática em SC

21/09/201721:00:38

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) promoveram nesta quinta-feira (21/09) o Road Show Inovação na Prática, que trouxe a Florianópolis uma comitiva formada por empresários de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com o intuito de apresentá-los a alguns protagonistas do ecossistema de inovação da Capital e debater as principais formas de apoio a projetos de inovação com subsídios de recursos (não reembolsáveis) para diminuir o custo e o risco das empresas.

O encontro contou com palestras, visitas técnicas e atendimentos empresariais, que funcionam como uma imersão na área de inovação e ferramentas tecnológicas. Durante a manhã, os empreendedores visitaram a Fundação CERTI — unidade credenciada da EMBRAPII e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em Sistemas Inteligentes — e tomaram conhecimento sobre o que a instituição oferece em soluções para conectividade, software embarcado, interface homem-máquina, hardware eletrônico, entre outros. Como Unidade Embrapii, a CERTI desenvolve soluções inovadoras em produtos e processos na área de competência Sistemas Inteligentes para produtos eletrônicos de consumo, produtos eletromédicos e para projetos no setor Aeroespacial e de Defesa.

No período da tarde, os participantes visitaram o Polo UFSC - Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica, Unidade Embrapii de referência em tecnologias de Refrigeração e que atua no desenvolvimento de soluções avançadas para a redução do consumo de energia e a utilização de fluidos refrigerantes e de baixo impacto ambiental. O Roadshow Inovação na Prática passará por Joinville nesta sexta-feira (20/09). Os empresários farão uma visita técnica ao Senai para tratar de temas ligados à manufatura a laser.

Para o diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Fiesp, Augusto Boccia, essa troca de conhecimentos entre indústria e empresas de diferentes polos é fundamental para o fortalecimento do ecossistema de inovação no Brasil como um todo. "É importante porque temos a possibilidade de integrar a indústria - com todas as suas necessidades – em diferentes regiões com diversos parceiros. A gente pensa muito em desenvolvimento de tecnologia, mas também é preciso estar atento a novas parcerias que podem ser realizadas. Assim, pode-se promover integração entre indústrias grandes, pequenas e médias dentro do processo, e criar atratividade para o segmento da inovação”, destaca.

No período da tarde, os participantes visitaram o Polo UFSC - Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica, Unidade Embrapii de referência em tecnologias de Refrigeração e que atua no desenvolvimento de soluções avançadas para a redução do consumo de energia e a utilização de fluidos refrigerantes e de baixo impacto ambiental.

O Roadshow Inovação na Prática passa por Joinville nesta sexta-feira (20/09), onde os empresários farão uma visita técnica ao Senai para tratar de temas ligados à manufatura a laser.

Voltar ao índice