Comunicação

Após ST Tech Day, dirigentes da CERTI e da STMicrolectronics destacam parceria

19/10/201720:08:25

A STMicroelectronics e a CERTI promoveram nesta quarta-feira (19/10), no CELTA, o seminário ST Tech Day, que reuniu engenheiros de Florianópolis e propiciou o contato com novas tecnologias e as principais ferramentas de desenvolvimento disponíveis no mercado de sistemas eletrônicos.

O evento contou com apresentações de representantes da STMicroelectronics, que falaram também sobre novos conceitos, tendências e desafios no cenário atual do mercado, em que que exigem-se projetos cada vez mais complexos em termos de custo, espaço e tempo. Após as apresentações, o representante da STMicroelectronics no Brasil, Ricardo Tortorella, fez uma avaliação positiva do evento e destacou a possibilidade de novos negócios da empresa em Santa Catarina.

“Nesse primeiro contato que tivemos aqui, existiram algumas empresas que participaram que nós não conhecíamos. Existe agora uma oportunidade de apoiá-las no desenvolvimento que elas estão fazendo. É um primeiro passo, e eu acredito que terão outros. Foi muito positivo, e eu espero contar mais com todo o centro de inovação que está hoje aqui em Santa Catarina”, disse Tortorella, antes de comentar a relação de parceria com a CERTI, que já existe há alguns anos e deve se fortalecer ainda mais com o lançamento da placa de IoT (Internet das Coisas) desenvolvida pela CERTI – plataforma open source que roda Linux e é adaptável para uma série de aplicações.

“A parceria com a CERTI já vem de vários anos. Começamos em 2006, naquela época com a oportunidade de soluções para TV Digital. Isso evolui ao longo dos anos, com um trabalho bem próximo a nível de treinamento e troca de informações e fomento de novos negócios. Nesse contexto, a última inovação trazida entre as duas empresas é essa placa de IoT que a CERTI está lançando, com a nossa plataforma de medir controlador e sensor. Isso é muito importante para que os negócios no Brasil sejam viabilizados. E o próximo passo dessa iniciativa é justamente a divulgação deste trabalho feito entre as duas empresas, em um ambiente inovador como esse”, completou.

Confira no vídeo abaixo a entrevista com Ricardo Tortorella:

Superintendente de Negócios da CERTI, Laercio Silva também destacou a relação da instituição catarinense com a empresa franco-italiana, referência mundial na fabricação de componentes eletrônicos e semicondutores, que oferece uma das maiores carteiras de produtos da indústria e atende clientes em todo o espectro de aplicações eletrônicas com soluções inovadoras de semicondutores para Smart Driving (Sistemas Inteligentes) e IoT (Internet das Coisas).

“A ST desenvolve muita inovação em semicondutores, e é importante para a CERTI, como uma instituição que desenvolve produtos, contar com o suporte tecnológico de uma companhia desse porte para oferecer soluções inovadoras à indústria. Essa parceria iniciou-se quando começamos a trabalhar no desenvolvimento de conversores analógicos para TV Digital e acabou evoluindo para outras áreas em que se aplicam componentes eletrônicos”.

Ainda nesse ano, a CERTI fará uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para disseminação da tecnologia empregada na produção da placa de IoT, com previsão de entrega de 100 placas de lote piloto a ser produzido. A campanha não visa lucro nem produção em série, mas a divulgação da capacidade de desenvolvimento nacional.

Voltar ao índice