Barco autônomo para monitoramento hídrico

  • Ano de entrega do projeto: 2025
  • Cliente:  Norte Energia
  • Setor Prioritário: Energia

DESAFIO
Realizar o monitoramento da qualidade da água em áreas de difícil acesso na região amazônica, reduzindo a exposição de técnicos a riscos, diminuindo os altos custos operacionais de logística e eliminando a dependência de combustíveis fósseis em grandes reservatórios hidrelétricos.

DESENVOLVIMENTO
O projeto de PDI, regulado pela ANEEL, consistiu no desenvolvimento de uma embarcação autônoma movida a energia solar (12 placas fotovoltaicas) com autonomia de 20 horas de navegação. A solução integra:

  • Navegação Autônoma: Sistema capaz de percorrer trajetos pré-definidos em uma área de até 500km².
  • Sensoriamento Remoto: Sonda multiparamétrica para coleta de dados (pH, temperatura, turbidez, oxigênio).
  • Processamento em Nuvem e IA: Desenvolvimento de um software com Inteligência Artificial, capaz de processar dados via satélite e realizar a predição da qualidade da água sem a necessidade imediata de análises laboratoriais.

RESULTADO
Automação completa da coleta de dados ambientais com emissão zero de carbono. O sistema proporciona visualização de indicadores em tempo real, maior frequência de monitoramento independentemente das condições climáticas e alta precisão na gestão de recursos hídricos. A tecnologia estabelece um novo padrão de sustentabilidade e eficiência para o setor elétrico na Amazônia.

COMPARTILHE

  • Ano de entrega do projeto: 2025
  • Cliente:  Norte Energia
  • Setor Prioritário: Energia
LINKS
LEIA TAMBÉM

Parque Tecnológico do Mar

CasesEmpreendedorismo

T-Commerce para TV Digital

CasesMecatrônica

Off-grid Renewable Smart Energy System

CasesSistemas de Energia

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA

Em cumprimento à Lei Federal nº 14.611, de 3 de julho de 2023, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, inscrita no CNPJ sob nº 78.626.363/0001-24, divulga por meio deste os Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens.

Os relatórios são gerados e disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a partir de informações prestadas pela instituição nos sistemas oficiais do Governo Federal, nas seguintes fontes: e-Social, Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e Portal Emprega Brasil.