DESAFIO
Realizar o monitoramento da qualidade da água em áreas de difícil acesso na região amazônica, reduzindo a exposição de técnicos a riscos, diminuindo os altos custos operacionais de logística e eliminando a dependência de combustíveis fósseis em grandes reservatórios hidrelétricos.
DESENVOLVIMENTO
O projeto de PDI, regulado pela ANEEL, consistiu no desenvolvimento de uma embarcação autônoma movida a energia solar (12 placas fotovoltaicas) com autonomia de 20 horas de navegação. A solução integra:
- Navegação Autônoma: Sistema capaz de percorrer trajetos pré-definidos em uma área de até 500km².
- Sensoriamento Remoto: Sonda multiparamétrica para coleta de dados (pH, temperatura, turbidez, oxigênio).
- Processamento em Nuvem e IA: Desenvolvimento de um software com Inteligência Artificial, capaz de processar dados via satélite e realizar a predição da qualidade da água sem a necessidade imediata de análises laboratoriais.
RESULTADO
Automação completa da coleta de dados ambientais com emissão zero de carbono. O sistema proporciona visualização de indicadores em tempo real, maior frequência de monitoramento independentemente das condições climáticas e alta precisão na gestão de recursos hídricos. A tecnologia estabelece um novo padrão de sustentabilidade e eficiência para o setor elétrico na Amazônia.
