Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia

  • Ano de entrega do projeto: 2025
  • Cliente: SEMAS (Secretaria do Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará)
  • Segmento de Mercado: Governo

DESAFIO
Estabelecer um ambiente de inovação de classe mundial que pudesse industrializar e transformar produtos da floresta amazônica, conectando o conhecimento tradicional à ciência e tecnologia de ponta. O objetivo central era fomentar negócios sustentáveis, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento econômico regional alinhado às metas climáticas globais.

DESENVOLVIMENTO
A CERTI atuou na concepção técnica e operação do Parque, estruturando dois pilares fundamentais:

  • Centro de Negócios: Espaço para conectar startups, comunidades tradicionais e grandes indústrias.
  • Laboratório-Fábrica: Implementação de uma planta-piloto moderna voltada ao desenvolvimento de produtos inovadores, com foco inicial em Alimentos & Bebidas e ingredientes industriais.

RESULTADO
Consolidação do Parque como o mais importante equipamento de bioeconomia do mundo, localizado em Belém. O projeto serve como vitrine tecnológica para a COP 30, oferecendo infraestrutura para o crescimento exponencial de negócios inovadores na Amazônia Legal (que já registrou aumento de 365% entre 2020 e 2024). A estrutura revitaliza a área portuária e estabelece um polo de transformação produtiva que valoriza a floresta em pé.

COMPARTILHE

  • Ano de entrega do projeto: 2025
  • Cliente: SEMAS (Secretaria do Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará)
  • Segmento de Mercado: Governo
LINKS
LEIA TAMBÉM

Plataforma Jornada Amazônia

BioeconomiaCases

Robôs Industriais – Produza Bot

CasesIndústria 4.0

Microrredes Inteligentes – ENEL CE

CasesSistemas de Energia

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA

Em cumprimento à Lei Federal nº 14.611, de 3 de julho de 2023, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, inscrita no CNPJ sob nº 78.626.363/0001-24, divulga por meio deste os Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens.

Os relatórios são gerados e disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a partir de informações prestadas pela instituição nos sistemas oficiais do Governo Federal, nas seguintes fontes: e-Social, Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e Portal Emprega Brasil.