• pt-br
+55 (48) 3239-2000
comercial@certi.org.br
  • pt-br

AMAZÔNIA RISING: 2ª Conferência anual sobre investimentos na Amazônia

COMPARTILHE ESSE POST:

18 de novembro, 2022 –  A 2ª Conferência anual Amazonia Rising, marcada para os dias 28 de novembro a 9 de dezembro de 2022, reunirá investidores, filantropos e compradores corporativos visando aumentar e aprimorar os investimentos em economias amigas da floresta e no Estado de Direito. A Conferência é organizada por uma coalizão de líderes de nações indígenas, organizações sem fins lucrativos, governos e aliados, como um chamado global à ação para desenvolver e acelerar soluções para a sustentabilidade e a prosperidade da região amazônica e de seus povos.

Enquanto os líderes mundiais se reúnem no Egito para a COP27, há um reconhecimento cada vez maior de que a floresta amazônica é prioridade para combater a mudança climática e o colapso dos ecossistemas. As atuais taxas de desmatamento prejudicam a saúde do planeta e causam anualmente trilhões de dólares de prejuízo à economia global por meio da perda da biodiversidade, emissões de carbono e interrupções dos serviços ecossistêmicos.

O evento virtual de duas semanas foi criado para inspirar, estabelecer conexões e apresentar casos de negócios que apoiam uma economia positiva para a floresta, ao mesmo tempo em que traça estratégias para filantropia, investimento privado e financiamento misto (blended finance). Como um programa conjunto do Earth Innovation Institute e do Giving Back Fund, o evento é realizado pela Amazon Investor Coalition em parceria com a Fundação CERTI, NEXUS, Latimpacto, Capital for Climate e o Partnerships for Forests (P4F). Juntos,  eles vão sediar mais de 40 sessões envolvendo aproximadamente 200 palestrantes.

Jonah Wittkamper, Co-Fundador e CEO da Amazon Investor Coalition, comenta: “Investidores que representam dezenas de trilhões de dólares se comprometeram a contribuir para a estabilidade climática. Ao facilitar uma maior conectividade entre as soluções baseadas na natureza da Amazônia e os círculos de capital internacionais, bilhões podem ser mobilizados“.

Negócios que impactam positivamente a natureza e fundos de investimento focados na Amazônia vão mostrar algumas das estratégias mais inovadoras da região para investimento e criação de valor em torno da proteção da biodiversidade, restauração de ecossistemas e bem-estar da comunidade. Isso inclui alimentos, bebidas, agricultura, cosméticos, biotech, blockchain, georreferenciamento, inteligência de negócios, inteligência artificial e machine learning. As sessões também promoverão produtos sustentáveis e regenerativos que vão atrair investidores e compradores corporativos que buscam comprar frutas, castanhas, óleos, fibras, peixes, cacau e outros produtos de alto valor que podem competir com a economia do desmatamento e transformar as cadeias de suprimentos.

Philip Kauders, CEO & Co-Fundador, Courageous Land – ganhador 2022 Trillion Trees: Amazon Bioeconomy Challenge, um dos negócios a serem apresentados, comenta: “O atual sistema agrícola é responsável por 80% do desmatamento, 25% das emissões de CO2, extinção da biodiversidade e problemas de saúde do consumidor causados pelo uso de agroquímicos. O sistema agroflorestal da Courageous Land atua para restaurar os solos e recuperar a bomba biótica, ao mesmo tempo em que fornece ao mundo alimentos, ingredientes e madeira com baixo teor de carbono. Estamos entusiasmados em possibilitar que os investidores acessem esta oportunidade“.

As plenárias da Conferência, abertas ao público, vão inspirar uma maior consciência sobre o contexto geral da Amazônia. Nos dias 29 e 30 de novembro, as principais plenárias serão transmitidas ao vivo do Festival de Investimentos de Impacto e Negócio Sustentáveis na Amazônia (FIINSA) – a COP da Amazônia. Promovido pela AMAZ, Idesam, e o Impact Hub Manaus, o festival FIINSA em Manaus, Amazonas, oferece uma oportunidade para os amazônidas se conectarem pessoalmente por meio de temáticas como finanças sociais, P&D, aceleração de negócios e investimentos de impacto em toda a Bacia Amazônica.

Há um ecossistema empreendedor robusto na Amazônia – com dezenas de incubadoras e aceleradoras, e organizações com sucesso demonstrado e profunda experiência”, diz Mariano Cenamo, Co-fundador do Idesam e CEO da Amaz. “Ao fazer a ponte entre o local e o global, podemos escalar essa infraestrutura de mercado de forma a garantir o aumento da floresta e do bem-estar comunitário no futuro“.

Sessões em pequenos grupos, limitadas à comunidade financeira e participantes selecionados, promoverão intercâmbio entre pares, desenvolvimento de parcerias, aprendizagem profunda com especialistas e orientarão o capital público e privado a navegar pelo ecossistema de investimento na Amazônia – incluindo mercados de carbono, sistemas agroflorestais, modelos de finanças combinadas (blended finance), compartilhamento de benefícios com as comunidades, capital descolonizador, créditos de biodiversidade, direitos sobre a terra, avaliação de impacto, proteções bioculturais e muito mais.

Carolina Suárez, CEO da Latimpacto, destaca: “Esta Conferência promove uma iniciativa pan-amazônica para ativar o capital catalítico de nossa região, desenvolver modelos de renda que salvaguardem a floresta tropical e elevar as comunidades locais como defensores de linha de frente da natureza”.

A parceria entre a Amazon Investor Coalition (AIC) e a Fundação CERTI é apoiada pelo programa Partnerships for Forests (P4F). O objetivo da Conferência é promover conexões genuínas e duradouras entre pares e agentes da mudança comprometidos com uma bioeconomia amazônica que beneficie as florestas e seja socialmente inclusiva.  

Com base em um público global, a Amazon Investor Coalition e seus parceiros apoiarão jantares locais presenciais nas principais cidades do mundo no dia 3 de dezembro de 2022, em comemoração à Amazônia. 

www.AmazonInvestor.org/Summit

Amazon Investor Coalition

A Amazon Investor Coalition (AIC) é uma plataforma global de aprendizado e investimento que une filantropos e investidores privados com governos, organizações sem fins lucrativos e aliados para promover o desenvolvimento econômico amigo das florestas e o cumprimento da lei em toda a região amazônica. A AIC é um programa colaborativo do Earth Innovation Institute e do Giving Back Fund, com suporte da NEXUS, uma comunidade global com mais de 6000 membros de 70 países que faz a ponte entre comunidades ricas e impacto para catalisar novas lideranças e acelerar soluções para problemas globais.

Latimpacto

A Latimpacto é a rede que congrega mais de 160 investidores de impacto que fornecem capital humano, intelectual e financeiro na América Latina para ajudá-los a maximizar seu impacto através de conhecimento inovador e orquestrar parcerias e colaborações que permitem uma distribuição mais estratégica do capital. Latimpacto é parte de uma rede global familiar de 1300 membros em todo o mundo, mas com um foco e conhecimento claros na América Latina. Contato: Juliana Díaz juliana@latimpacto.org

Earth Innovation Institute

O Earth Innovation Institute (EII) promove a transição para o desenvolvimento rural de baixo emissão de carbono, uma mudança para o crescimento econômico que ultrapassa  as fronteiras políticas, que mantém a floresta em pé e recompensa as comunidades florestais, os agricultores e os pescadores por utilizarem práticas sustentáveis.
Contato: Claudia Stickler cstickler@earthinnovation.org

Fundação CERTI

A Fundação CERTI é uma organização sem fins lucrativos sediada no Brasil, com 37 anos de experiência na promoção e desenvolvimento de ecossistemas inovadores no Brasil. Na Amazônia, a CERTI lidera a iniciativa Jornada Amazônia, que visa contribuir para a conservação da floresta, ativando o empreendedorismo de impacto e o ecossistema de inovação, promovendo a competitividade da floresta em pé.
Contato: Janice Rodrigues Maciel  jgm@certi.org.br

Idesam

O Idesam é uma ONG que opera na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e recebeu o Prêmio Empreendedor Social no Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab. O objetivo do Instituto é promover uma nova economia, inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões com os atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e redução da pobreza. Até agora, os indicadores são 8,5 milhões de hectares de florestas conservadas em 34 territórios na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. O Idesam coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além de secretário executivo do Observatório da BR-319. Contato: Emanuelle Araújo (2º FIINSA) – upcomunicacaointeligente@gmail.com 

Partnerships for Forests 

O Partnerships for Forests (P4F) mobiliza investimentos nos quais setor privado, poder público e comunidades podem obter valor compartilhado a partir das florestas e do uso sustentável da terra. O P4F é financiado pelo governo do Reino Unido por meio do Departamento de Desenvolvimento, Negócios Estrangeiros e Commonwealth (FCDO). O programa atualmente opera na África Central, Oriental e Ocidental, sudeste da Ásia e América Latina e é implementado pela Palladium e SYSTEMIQ. Contato: Juliana Tinoco Juliana.Tinoco@partnershipsforforests.com

Capital for Climate

A Capital for Climate (C4C) está acelerando a distribuição de capital para soluções climáticas necessárias visando alcançar a meta de 1,5°C. C4C oferece uma proposta integrada, incluindo uma plataforma de inteligência de soluções climáticas, comunidades de investidores hospedados e serviços de educação e consultoria estratégica. A C4C produziu a Plataforma de Investimento Nature-based Solutions (NbS), incluindo a cobertura de dados relevantes para os biomas Amazônia Brasileira, Cerrado e Chaco; e uma plataforma de aceleração de investimento NbS focada no Brasil. Contato: Jaclyn Wei-Lin Eng jeng@capitalforclimate.com

NEXUS

NEXUS faz a ponte entre comunidades ricas e de impacto. Ela serve como uma plataforma global para unir os filantropos da próxima geração, investidores de impacto e empreendedores sociais para trazer as soluções globais mais promissoras do nosso tempo.

Impact Hub Manaus

O Impact Hub Manaus faz parte de uma rede global de pólos de empreendedorismo e inovação social que procuram impactar positivamente o mundo e suas respectivas regiões. Este impacto ocorre de diferentes maneiras, como por exemplo, através do coworking (espaços de trabalho compartilhados) onde os empresários se encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam de diferentes maneiras, como em eventos inspiradores com conteúdo relevante e networking; e também com projetos e programas inovadores que buscam acelerar os negócios e as pessoas, melhorando o desenvolvimento da região.
Contato: Emanuelle Araújo (2º FIINSA) – upcomunicacaointeligente@gmail.com  

Acesse o lookbook com a apresentação dos negócios.

Confira a programação completa e inscreva-se para as plenárias (online) através do link:

www.AmazonInvestor.org/Summit

COMPARTILHE ESSE POST: