• pt-br
+55 (48) 3239-2000
comercial@certi.org.br
  • pt-br

Saiba como usar a tecnologia blockchain para empresas

COMPARTILHE ESSE POST:

Quando você ouve falar em blockchain, o que é a primeira coisa que lhe vem à mente? Se a sua resposta for bitcoin, é hora de rever esse conceito. Blockchain na verdade é uma tecnologia usada para o registro de informações distribuídas em blocos, que são criptografados. Portanto, é uma espécie de “banco de dados”, que pode ser usado para várias finalidades. Neste artigo vamos explicar melhor e apresentar como usar a tecnologia blockchain para empresas. Confira!

Blockchain: conheça suas características diferenciais

A tecnologia blockchain é considerada revolucionária. Inclusive, há quem acredite que ela pode desencadear a quarta revolução industrial. De fato, o que podemos afirmar até o momento é que o uso de blockchain nas empresas começa a transformar a indústria global. Portanto, antes de qualquer coisa, é fundamental entender suas características e aplicações.

Transparência

As informações ficam disponíveis para qualquer usuário. Mas, vale lembrar que cada um possui uma identificação específica para o uso em blockchain. Por isso, muitas vezes ouvimos falar de transações impressionantes, mas ninguém sabe quem fez.

Segurança

Como todas as transações feitas usando a tecnologia blockchain são criptografadas, o nível de segurança é muito mais alto. Além disso, não existe um órgão responsável por fiscalizar o uso de blockchain. Portanto, não é possível alterar as características da rede para benefício próprio.

Rastreabilidade

A tecnologia blockchain permite aos usuários inserir regras para as suas transações. Com isso é possível rastrear uma operação a fim de identificar inconsistências. Inclusive, a rastreabilidade simplifica os processos de alguns segmentos do mercado, como a indústria alimentícia.

Velocidade

Como blockchain é livre de burocracia, as transações são bem mais ágeis. Vamos usar como exemplo uma transferência financeira. Nos bancos tradicionais o processo é lento e envolve solicitações, aprovações, etc. Via blockchain não existe nada disso.

Imutabilidade

Esta é uma das principais características da blockchain: a tecnologia não pode ser corrompida ou alterada. Ou seja, as transações feitas não podem ser editadas ou removidas.

Como funciona o uso de blockchain para empresas?

Agora que você já sabe as características da blockchain é hora de entender a sua aplicação. Essa tecnologia tem despertado cada vez mais o interesse das empresas pelo fato de eliminar a necessidade de terceiros nas transações (bancos, cartórios, justiça, etc).

Talvez você esteja se perguntando: sem os intermediadores, quem vai garantir a segurança das transações? A resposta é: computadores. Como citamos no começo do texto, blockchain armazena as informações em blocos. Esses blocos podem ser comparados a uma corrente, com diversos elos. Na prática, tudo isso é representado por códigos, que são responsáveis por confirmar ou não a segurança de uma transação.

Quando uma informação é inconsistente, o processo não avança. E, tudo isso ocorre sem a necessidade de conferência ou interferência humana. A possibilidade de aumentar a segurança, reduzir intermediários e garantir a confiabilidade dos processos está atraindo cada vez mais empresas. Afinal de contas, o universo blockchain é cheio de possibilidades, que vão muito além das transações financeiras.

Como implantar blockchain na sua empresa?

Mesmo que blockchain esteja em alta, antes de implantá-lo na sua empresa é imprescindível descobrir o potencial dessa tecnologia para o seu negócio. Portanto, o primeiro passo é estabelecer uma conexão entre as possibilidades que a blockchain oferece e as necessidades do seu segmento de atuação.

Como é algo novo, é natural não ter muito domínio ou clareza sobre o assunto. Portanto, o ideal é recorrer ao auxílio de especialistas em tecnologia e estratégias de negócios. Assim o processo se torna mais eficiente e seguro (e a empresa não perde dinheiro com investimentos desnecessários).

Neste momento de análise da implantação de blockchain na empresa é importante oferecer um workshop sobre o assunto. Essa medida simples é capaz de colocar todo mundo na mesma página. Com isso, fica mais fácil gerar ideias, estudar tendências e levantar soluções.

Se você ainda tem dúvidas sobre como usar a tecnologia blockchain para empresas, deixe seu comentário ou nos envie um e-mail. Faremos uma série de conteúdos sobre este assunto e a sua dúvida pode ser respondida num próximo artigo. Continue acompanhando nosso blog!

COMPARTILHE ESSE POST: