Pesquisar

O futuro da calibração de instrumentos de medição na Indústria 4.0

O futuro da calibração de instrumentos de medição na Indústria 4.0

Compartilhe esse post:

No post “A importância de medições confiáveis na transformação digital”, tratamos a importância de termos resultados confiáveis, a partir de sistemas de medição e estratégias de medição adequadas aos desafios. Com dados confiáveis, os resultados de análises podem então ser transformados em informação e em conhecimento útil, agregando valor aos produtos.

Então, se eu escolhi sistemas de medição adequados (inteligentes como disseram os vendedores) e estratégias de medição corretas para aplicação em meus processos, agora é só relaxar e colher os frutos, certo? Infelizmente não…

Os processos de manutenção preditiva não devem ser abandonados, nem mesmo em sistemas que se auto verificam!

Dentro dos novos padrões de manufatura, alinhada aos conceitos da Indústria 4.0, a garantia da conformidade é necessária e mais exigida a partir da necessidade de processos de customização em massa, ou seja, produtos com diferentes requisitos sendo gerados em série. Neste caso, a capacidade de controle depende diretamente da flexibilidade de atendimento a estes novos requisitos, além da capacidade dos sistemas de medição.

Nesta visão, novas faixas de medição podem ser exigidas e devem ser garantidas em nossos sistemas, além da rastreabilidade e a análise da propagação de incertezas de medição dentro da fábrica, que tornam-se fatores críticos para a qualidade final dos produtos. Vide, uma curva de calibração pode demonstrar maiores incertezas em seus limites de faixa de medição, porém, esses limites de faixa podem ser a demanda de produção daquela personalização. Isso propagaria as incertezas de medição de processos primários, criando resultados imprevisíveis e comprometendo a qualidade final do produto como um todo.

Determinar claramente a estratégia de rastreabilidade, calibrando os instrumentos de forma correta e em intervalos definidos com base em risco e criticidade, demanda inteligência metrológica na fábrica do futuro.

O produto da calibração para a Indústria 4.0 não será somente a emissão de um certificado, mas sim um input de conhecimento ao sistema produtivo, o qual ancora processos de decisão. Os laboratórios de calibração devem se adaptar a essa nova forma de transmitir o conhecimento. As empresas devem assumir que esse conhecimento é essencial para o sucesso de suas produções. A qualidade, então, estará garantida.

Para conhecer nossos cursos em qualidade laboratorial, clique aqui!

Compartilhe esse post: