CERTI Insights

Cases CELTA: NanoScoping

NanoScoping – Higiene, beleza e saúde dos pets

A preocupação e o cuidado com os animais de estimação movimentaram R$ 20 bilhões no Brasil em 2018, tornando o país o terceiro maior mercado pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Para contribuir com a movimentação deste segmento promissor e pensando na higiene e cuidados da pele e do pelo dos pets, a NanoScoping aposta no desenvolvimento de matérias-primas que podem fazer parte de xampus, sprays, condicionadores, loções, lenços umedecidos, entre outros. A empresa foi fundada em 2014 durante a 4a edição do Sinapse da Inovação e está localizada no CELTA, incubadora mantida pela Fundação CERTI e pela FAPESC.

A motivação das empreendedoras, Beatriz Veleirinho e Letícia Mazzarino, para entrar nesse mercado foi a busca da indústria veterinária por inovação e tecnologias, e o fato de poder concorrer no setor de higiene e embelezamento, cada vez mais disputado. “Apesar de ter um dos maiores mercados para pets do mundo, o Brasil ainda tem uma carência de empresas que ofertam tecnologias para esse segmento e de produtos com maior eficácia”, diz Beatriz Veleirinho. O setor de Pet Care, que inclui os produtos de higiene e beleza animal, corresponde a 7,9% do faturamento do mercado pet no Brasil.

As mudanças no estilo de vida familiar e no papel dos animais de estimação como membros da família nas últimas décadas ocasionaram maior permanência dos bichos dentro de casa e idas semanais aos pet shops, trazendo novos problemas à saúde deles, como alergias, dermatites e coceiras. “Essas atopias são extremamente comuns em função da vida mais concentrada em ambiente interno e banhos frequentes, por isso há uma necessidade de produtos que consigam sanar essas complicações. Nós temos feedback positivo de clientes que conseguiram reverter a necessidade de tratamentos dos pets com medicamentos e que agora conseguem controlar essas alergias apenas fazendo manutenção com produtos preparados a partir da nossa tecnologia”, relata Beatriz.

Nanotecnologia para o bem-estar

A NanoScoping desenvolveu dez produtos que contêm ativos com diferentes propriedades, tais como hidratantes, reconstrutores de pelo, repelentes e antimicrobianas. Os ativos são inseridos em esferas chamadas nanocápsulas, que, por seu tamanho em escala nanométrica, possuem maior poder de penetração em camadas mais profundas da pele e do pelo dos animais. A empresária Letícia Mazzarino explica: “fazendo o nanoencapsulamento, conseguimos incorporar esses ativos facilmente em xampus e sprays só utilizando a água como veículo. Dessa forma nós obtemos produtos com uma melhor penetração na pele e um toque sensorial agradável”.

A NanoScoping desenvolveu uma tecnologia de nanocápsulas ativas, capazes de aderir ao pelo do animal, liberando, de forma gradual, ativos com propriedades diversas. Outra característica importante dos produtos da NanoScoping é o uso de matérias-primas biocompatíveis e biodegradáveis: “utilizamos uma tecnologia verde e segura, sem solventes poluentes ou orgânicos. Esse cuidado especial acontece principalmente porque sabemos da sensibilidade dos animais a produtos químicos”, comenta Letícia. Os insumos são desenvolvidos com ingredientes naturais, tais como óleos essenciais, vegetais e manteigas.

Os ativos utilizados pela NanoScoping possuem grande potencial dermatológico, porém apresentam limitações em sua aplicação. Quando inseridos em nanocápsulas, é possível explorar suas características, facilitar o uso desses ativos e potencializar suas propriedades, além de melhorar e prolongar seus efeitos. As cápsulas se rompem gradualmente, liberando os ativos encapsulados. Os benefícios gerados pelos insumos da NanoScoping podem ser os mais diversos, como hidratação da pele para prevenir ressecamento e irritação, ação antimicrobiana para evitar odores desagradáveis, possuindo também propriedades de limpeza, desinfecção, antifúngicas e até mesmo repelentes.

Um exemplo é o Nano Hydrate, composto por nanocápsulas que possuem um blend de óleos vegetais hidratantes. Além de promover a hidratação na pele e no pelo, o produto da NanoScoping tem indicação para animais com problemas de ressecamento, queda de pêlo, dermatites, onde há necessidade de atividade hidratante superior para que os animais tenham um tratamento ativante adequado. “Nossa tecnologia foi desenvolvida exclusivamente para o mercado veterinário, então os ativos são selecionados de acordo com as necessidades e características dos animais de estimação, que são diferentes dos produtos para uso humano”, explica Beatriz.

Parcerias e crescimento

Como a NanoScoping desenvolve matérias-primas para incorporação em produtos veterinários, os clientes-alvo da startup são empresas do segmento de higiene e embelezamento pet. As empresárias fornecem os insumos a farmácias de manipulação veterinária no Brasil todo, onde já é possível que os donos e tutores de pets adquiram os produtos com a nanotecnologia da empresa. Há cerca de um ano, a NanoScoping vem investindo em se consolidar como fornecedora também das grandes indústrias. A empresa possui parceria com laboratórios de pesquisa da UFSC e profissionais especializados da área, o que permite desenvolver análises e estudos para o desenvolvimento de produtos com nanotecnologia.

Durante sua trajetória, a NanoScoping já recebeu apoio e capacitações de diversos programas que permitiram consolidar o modelo de negócios da empresa. Além do início no Sinapse da Inovação e de ter passado por aceleração do Inovativa Brasil, a empresa já foi contemplada em programas como AdMaCom (Berlim), Startup Indústria da ABDI e Startup SC. Recentemente, a empresa foi aprovada pelo programa Finep Startup. “Esse programa prevê um investimento na empresa que vai nos permitir alavancar as vendas dos atuais produtos de linha e expandir para novos mercados, como o agronegócio, onde já temos produtos em desenvolvimento”, diz Beatriz.

A expectativa é avançar também nos setores de nutrição e saúde animal, nos quais já desenvolvem projetos personalizados para empresas. Com esses incentivos, a NanoScoping deve também aumentar a equipe e se dedicar à parte comercial da empresa. Uma importante meta para os próximos meses é a internacionalização dos produtos da linha de higiene e embelezamento. Com esse objetivo em vista a empresa concluiu, em 2018, a participação no Programa de Qualificação para Exportação da Apex-Brasil. As empresárias têm realizado prospecções nos Estados Unidos e Europa, assim como nos países do Mercosul, que consideram logisticamente mais interessantes para sua entrada.

Sair da versão mobile