A missão percorrerá o corredor elétrico paranaense e de SC e irá monitorar dados de consumo, recarga e facilidades oferecidas em trajeto viável para carros elétricos.
Representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estarão em Florianópolis nesta quinta-feira (8/11) para participar do Workshop Técnico de Encerramento do Projeto P&D Eletroposto Celesc Fase 1, apresentado por diretores e pesquisadores da Fundação CERTI.
Os especialistas da ANEEL, em parceria com a Agência Alemã para a Cooperação e Desenvolvimento (GIZ) e com os demais parceiros do Projeto PROMOB-e, realizam uma missão de mobilidade elétrica, que iniciou em Curitiba/PR e percorrerá o corredor elétrico paranaense e catarinense até a chegada à Ilha de Santa Catarina.
No workshop, apresentado na sede da Celesc, os representantes do Centro de Energia Sustentável (CES-CERTI) oferecerão um panorama das etapas realizadas no processo de desenvolvimento e implantação dos postos de recarga e resultados obtidos, incluindo a apresentação do eletroposto modelo, que integra geração renovável e um sistema de armazenamento de energia ao ponto de recarga, bem como uma visão do mercado e viabilidade econômica em torno da eletromobilidade.
Os resultados obtidos na primeira fase que será apresentada auxiliarão no desenvolvimento da fase 2, na qual está prevista a expansão do corredor elétrico catarinense, incluindo mais 30 eletropostos em pontos estratégicos no estado. “Além do desenvolvimento de uma estação de recarga com características aprimoradas, visando mitigar os impactos que os veículos elétricos poderão ter em alguns sistemas locais de distribuição de energia”, explica o diretor do CES, Cesare Quinteiro Pica.
A equipe viaja em dois carros elétricos cedidos pela empresa responsável pela comercialização e distribuição de eletricidade de Santa Catarina (Celesc) – um BMW i3 e um BYD e6. A missão servirá para verificar a eficiência energética dos veículos, o potencial de redução de emissão de gás carbônico, os tempos de recarga e facilidades que o motorista pode encontrar nos postos elétricos disponíveis (restaurante, banheiros, etc). Além da capital, o circuito catarinense passa pelas cidades de Araquari, Joinville, Blumenau e Porto Belo.