Pesquisar

CERTI apresentou Iniciativa Araucária+ e outros projetos inovadores no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

Compartilhe esse post:

A Fundação CERTI apresentou seus principais projetos de inovação socioambiental no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (IX CBUC), realizado entre 31/07 e 02/08, em Florianópolis-SC. O destaque do estande da instituição catarinense foi o case da Iniciativa Araucária+, que no início de 2018 completou cinco anos de execução em parceria com a Fundação Grupo Boticário, responsável pela realização do evento internacional.

O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação é um dos encontros internacionais mais importantes sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina. Realizado desde 1997, reúne os principais especialistas do Brasil e do mundo em programações que propiciam a aproximação entre os diversos atores, em prol da conservação de áreas naturais protegidas e buscam definir diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação.

Na quinta-feira, dia 2, o diretor-executivo da CERTI Marcos Da-Ré subiu ao palco principal do evento para uma apresentação sobre o tema “Ecossistemas de Inovação Compartilhando Valor para a Conservação”, explorando a experiência da Fundação CERTI nesses tipos de arranjos, e como os Ecossistemas de Inovação se mostram como uma estratégia efetiva para a conservação da natureza.

Desenvolvida desde 2013 em parceria a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a Iniciativa Araucária+ já colaborou com a conservação de 6,710 milhões de m² de floresta nativa e tem a previsão de restaurar mais 2,620 milhões de m² nos próximos quatro anos, com apoio do BNDES. O projeto atualmente conta com a participação de 50 organizações públicas e privadas e promove a integração de 80 produtores de pinhão e erva-mate da região serrana catarinense.

Com foco na valorização das áreas remanescentes da Floresta das Araucárias, além do fomento aos padrões sustentáveis de produção o projeto traz consigo a agregação de valor dessas cadeias produtivas. Dentre as inovações geradas estão a produção de farinha de pinhão, erva-mate orgânica e da primeira cerveja de pinhão do mundo, produzida pela cervejaria Insana. Por dois anos consecutivos, 2016 e 2017, a receita foi medalhista de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja.

Projetos e parcerias

Outros dois projetos desenvolvido pela CERTI também ganharam espaço durante o evento, o Ilha Grande Sustentável, cuja abordagem é baseada na gestão integrada de sistemas de monitoramento e controle para ordenamento turístico da Ilha Grande no Rio de Janeiro, e o Sistemas de Créditos de Conservação (SICC), um instrumento de mercado desenvolvido para Santa Catarina visando a conservação da biodiversidade. O estande da fundação foi divido com as parceiras Horus Aeronaves, fabricante de drones com foco em mapeamento aéreo; Aquarela, especializada em Inteligência Artificial para Indústria 4.0, e a ONG Conexsus, que trabalha com criação de áreas protegidas, monitoração de desmatamentos e conectando organizações e negócios sustentáveis com investidores, inovadores e consumidores. O estande da CERTI contou com o apoio do BNDES, ENGIE e da ONG Conexsus.

Voltar ao índice

Compartilhe esse post: