CERTI Insights

CERTI é parceira do projeto do primeiro ônibus 100% elétrico do País para transporte rodoviário de passageiros

ônibus 100% elétrico

Veículo BYD tem 350 km de autonomia e é pioneiro no segmento

A Fundação CERTI é parceira da EDP, VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca) e da WEG no projeto piloto envolvendo o primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil. Em fase de testes, o veículo começará a circular em breve pelas ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo clientes da VIX Logística no serviço de fretamento, para transporte de funcionários de empresas do Estado. Com chassi produzido pela BYD, o ônibus elétrico rodoviário utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo. 

Com duração de 18 meses e investimento total de R$ 6,6 milhões, o projeto é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive junto a outros mercados e parceiros.  

A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. A CERTI contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias, modelagem de negócios e análises de viabilidade econômica. A empresa WEG participa como fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus.

O projeto foi viabilizado através de uma chamada estratégica de pesquisa & desenvolvimento (P&D), promovida pela ANEEL em 2019. “O projeto da EDP em parceria com a CERTI contribui com um dos segmentos com o maior potencial de mercado na área de mobilidade elétrica, que é o segmento de frotas de ônibus elétricos. O desenvolvimento deste segmento possibilita benefícios econômicos e socioambientais de alto valor, ao mesmo tempo em que gera grandes oportunidades e sinergia entre os setores de eletromobilidade e de energia elétrica”, afirma Cesare Quinteiro Pica, diretor de Energia Sustentável da Fundação CERTI. 

Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Com potência de até 410 CV e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, possui carregamento rápido em até quatro horas. O veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros.  

“Este é um projeto pioneiro. O primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário do país nos permitirá conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte rodoviário de passageiros. O projeto contará com testes em ambiente real, em linhas selecionadas, em diversos clientes VIX, e nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar e gerar valor aos nossos clientes”, destaca Kaumer Chieppe, presidente da VIX Logística.

Como não emite gases nocivos à saúde ou ao meio ambiente, o ônibus elétrico possui um ciclo de vida sustentável, com alto potencial para contribuir para a redução das emissões locais e atmosféricas, afirma Kaumer Chieppe.  

“A ampliação e massificação do uso dos ônibus dentro do ecossistema da mobilidade elétrica tem um grande potencial para popularizar o mercado, bem como trazer inúmeros benefícios ambientais evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Estamos muito contentes com a implantação prática do projeto e esperamos que seja o início de um legado positivo para o país”, destaca Nuno Pinto, Head de Mobilidade Elétrica na EDP Brasil.  

Sustentabilidade, Economia, Conforto e Acessibilidade: 

Dentre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos, assim como a eliminação de ruídos internos e externos. Por ser silencioso, o veículo também leva vantagem oferecendo maior conforto aos passageiros. Outro destaque é o custo operacional do ônibus elétrico, de 60 e 70% menor em comparação com um ônibus a diesel convencional, assim como apresenta maior disponibilidade, já que o número reduzido de peças (de 2.000 para 300), reduz em até 60% a necessidade de manutenção. 

Bateria, recarga e testes: 

Quatro estações de recarga da WEG estarão espalhadas pelo ES, sendo duas em garagens do Grupo Águia Branca e outras duas em localidades próximas a clientes da VIX. Para recarregar a bateria de íons de lítio do ônibus elétrico estima-se o tempo médio de 3 a 4 horas, dependendo do nível de carga das baterias, e gera autonomia para rodar cerca de 250 a 350 km com uma só recarga. O veículo traz ainda um moderno sistema de regeneração que permite o carregamento da bateria em frenagens. 

Durante 18 meses serão realizados testes monitorados em diversas condições operacionais atualmente executadas pela VIX que gerarão dados para análise de viabilidade da eletrificação da frota movida à diesel.

Sair da versão mobile