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Como o UX design atua em sistemas de saúde

UX na saúde

Creative development of programming websites for mobile applications. User experience Design concept.

Se o design da experiência do usuário (UX design) é a disciplina responsável por desenvolver ou remodelar produtos e serviços que simplifiquem o dia a dia das pessoas, a gestão do UX na saúde é fundamental na jornada de cuidados e bem-estar de instituições, profissionais e pacientes. 

Com a crescente oferta de serviços online de atendimento médico, a  inclusão de resultados de exames e dados provenientes de sensores portáteis (como celulares e smartwatches, por exemplo) e feedbacks de clientes sobre o serviço prestado são essenciais para a coleta de dados. Com isso, os limites entre produtos e serviços estão se fundindo em experiências integradas na área da saúde.  

Nesse sentido, uma boa usabilidade permite o desenho de fluxos, jornadas e processos físicos e digitais voltados para a saúde na gestão, atendimento, apoio ao diagnóstico e interface de sistemas e equipamentos de hospitais, unidades de medicina diagnóstica e  serviços digitais de forma descomplicada, inclusiva e transparente.

Na prática, uma usabilidade satisfatória impacta sobretudo no avanço da transformação digital das instituições de saúde e beneficia de forma significativa na segurança,  produtividade, em menores custos e maiores receitas. 

Entenda neste artigo como o UX na saúde é utilizado na gestão de sistemas médicos e qual a importância dos testes de usabilidade para a jornada do usuário. 

O que é UX design e qual o seu papel?

O UX design é um processo de construção de interfaces digitais centrado na usabilidade, que visa a interação do usuário com um sistema de forma a sanar as suas necessidades no contexto em que ele atua. O UX design precisa estar alinhado aos objetivos do negócio de forma estratégica e satisfatória ao longo da jornada do usuário. 

As decisões estéticas e funcionais voltadas para a habilidade de executar tarefas de forma ágil e eficiente são orientadas por pesquisas, análises de dados e resultados de testes de usabilidade para a criação de melhores soluções nas interações com as interfaces.

Na operação de sistemas de saúde, o design de experiência do usuário impacta na produtividade, autonomia e qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. E, também, impacta na inclusão e segurança de usuários de convênios, hospitais, laboratórios e clínicas quanto à facilidade de busca, interação e acompanhamento dos cuidados com a saúde.

Na prática, a usabilidade em sistemas de saúde pode estar inserida em diferentes cenários, como:

Quais os desafios de usabilidade na área da saúde

Garantir que os sistemas de gestão de saúde escolhidos sejam de fácil uso e intuitivos, a ponto de qualquer usuário conseguir compreendê-lo, contribui não apenas para a fluidez dos serviços, mas também para segurança, produtividade e satisfação dos usuários.

Por isso, o UX na saúde enfrenta desafios que envolvem diferentes frentes de desenvolvimento. Confira algumas delas: 

  1. A quebra de paredes entre o design físico, digital e de serviço. Ou seja, a possibilidade de integrar produtos físicos, serviços e interações digitais para o desenvolvimento de uma jornada completa em atendimentos online  ou gestão de exames por técnicos em laboratórios de forma remota, ágil e segura.
  1. A pouca observação de usuários reais e a ausência de testes para avaliar as metas de usabilidade é outro entrave no processo de desenvolvimento de soluções, o que dificulta insights trazidos pelos usuários ao longo do processo de mapeamento e aplicação das metodologias de design de experiência.  
  1. A barreira para inclusão dos profissionais da área de saúde aos novos termos e práticas da tecnologia pode gerar desmotivação, baixa curva de aprendizagem no acesso de softwares, inteligência artificial e interfaces personalizadas. 
  1. Baixa qualidade de dados, seja em razão da pouca digitalização de informações ou pela coleta, análise e tratamento inconsistentes relacionados a clientes, profissionais, fabricantes e mercado. 

Benefícios do UX design para sistemas de saúde

Os impactos da implementação de sistemas mais amigáveis quanto à usabilidade em produtos e serviços digitais de saúde refletem não apenas na qualidade da assistência oferecida, mas também na melhoria da gestão financeira e administrativa das instituições de saúde. 

Isso porque garantem uma experiência mais humanizada, inclusiva e transparente de atendimento – o que é fundamental na área médica.

Nesse sentido, o investimento em UX na saúde pode estimular práticas que ampliam as chances de criar produtos e serviços inovadores, ao mesmo tempo em que tem o potencial de reduzir o risco de falhas grandes e dispendiosas. 

Conheça alguns outros benefícios do design voltado para a saúde:

Atendimentos humanizados

Focar na experiência do paciente e nos investimentos em recursos profissionais na jornada clínica permite maior humanização da experiência e tem impacto na eficiência da prestação de serviços, o que favorece a fidelização e o engajamento de pacientes em programas de saúde preventiva. 

Segurança 

A assistência de ferramentas digitais, a partir da boa arquitetura de informação e design de interfaces, é importante para evitar perda de dados e garantir a segurança física do paciente, na medida em que permite melhor acesso a informações de prontuários eletrônicos. 

Essa dinâmica pode otimizar o tempo das equipes médicas no planejamento de tratamentos, avaliação de resultados e realização de procedimentos.

Produtividade

Na área da saúde, o tempo dos profissionais deve ser dedicado prioritariamente aos pacientes e não aos softwares. Por isso, a padronização das interfaces permite que as tarefas de rotina sejam aprendidas, memorizadas e realizadas em menor tempo, com mais chances de visualizar e interpretar corretamente diferentes elementos, prevenindo erros. 

Menores custos e maior receita

A usabilidade economiza horas de treinamento das equipes com softwares, pois a proficiência com os sistemas digitais é atingida de forma mais rápida, além de propiciar processos menos cansativos mentalmente, o que gera vantagem competitiva para os gestores. 

Menores custos em materiais e espaço físico com a utilização de soluções digitais impactam também na redução de gastos com papel e armazenamento de documentos. 

Transformação digital 

Utilizar um software intuitivo, coerente, harmonioso e descomplicado motiva as equipes médicas e abre portas para a aceitação de operações digitais inteligentes. 

Sistemas de gestão que atuam com ferramentas precisas para a realização de procedimentos médicos  de complexidade crescente contribuem para o amadurecimento dos processos voltados para os cuidados da saúde. 

Conte com a CERTI para projetos na área da saúde

Em um esforço para melhorar a experiência do usuário, a CERTI desenvolveu uma metodologia de design de experiência centrada na melhoria da usabilidade para soluções da área da saúde. 

Cada etapa da metodologia explora as competências em design centrado no usuário e envolve um conjunto de técnicas, dentro de uma jornada inovadora para a descoberta das necessidades do cliente, criação de hipóteses, diagramas e protótipos, e, por fim, a validação da solução com testes de usabilidade.  

Projetos executados

A seguir, saiba mais sobre como a CERTI aplicou a metodologia de UX design em diferentes projetos:

Central de operações remota

Com base nesse método, a CERTI desenvolveu uma central de operações para a realização de exames de ressonância magnética por meio de telemedicina, iniciativa que  permitiu que um único operador controlasse mais de uma máquina de forma remota.

O projeto teve como objetivo otimizar não só o fluxo dos exames, mas também que localidades ou clínicas menores pudessem contar com profissionais qualificados para a execução dos exames.

As equipes da CERTI identificaram obstáculos importantes relacionados aos custos e à demora dos clientes em operar a máquina com um especialista localmente presente. 

A partir daí, foi criado um sistema composto por uma interface que compõe em uma única tela diferentes funcionalidades, como chats, ligações, câmeras e controle dos equipamentos. 

Sistema de detecção de inconsistências em laudos médicos

Outro projeto da CERTI envolveu a criação de um sistema de detecção de inconsistências em laudos médicos, por meio de Natural Language Processing (NLP), com o objetivo de reduzir a ocorrência de relatórios mal escritos ou ambíguos redigidos pelos médicos. 

Foram contemplados, na segunda fase do projeto, testes de usabilidade com exames de ultrassonografia, a partir do aprimoramento dos modelos existentes e aperfeiçoamento da interface de sistema. 

Aplicativo de gerenciamento de exames de Covid-19

A usabilidade também foi a base para o desenvolvimento de um teste populacional em aplicativo e sistema web para gerenciamento de exames de Covid-19 em larga escala, projeto que facilitou a coleta dos exames, preenchimentos dos dados obrigatórios exigidos pelos órgãos de saúde e entrega dos resultados de forma centralizada. 

Durante o projeto, foram desenvolvidos dois aplicativos a partir de testes de usabilidade e interfaces para cada tipo de usuário: um focado no paciente e outro focado no coletor do exame.

UX design na saúde: excelência no cuidado

É notável que a gestão do UX no setor da saúde é essencial, tanto para a jornada do paciente quanto para o bem-estar das instituições e profissionais. Isso porque a boa usabilidade permite que os fluxos e jornadas sejam desenhados de maneira a garantir a transparência e inclusão na gestão, atendimento e outros processos das organizações de saúde. 

Ao garantir uma boa usabilidade, fomenta-se o avanço da transformação digital na área da saúde, o que aumenta a segurança e produtividade das instituições. 

Quer saber mais sobre a aplicação dessa metodologia de teste de usabilidade criada pela CERTI? 

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