Pesquisar

Conexão Solar – inovação para popularizar a energia sustentável

Compartilhe esse post:

A startup Conexão Solar tem um propósito: facilitar a aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos em pequenas e médias empresas e residências, ajudando os clientes a minimizarem seus custos com energia elétrica. A empresa surgiu em 2015 com foco em instalações e hoje, incubada no CELTA, mudou seu modelo de negócios, passando a conectar os compradores aos fornecedores da tecnologia e prestadores de serviços. Nos próximos meses, a startup irá lançar uma plataforma para automatizar o processo de compra de painéis solares e de contratação do serviço de instalação. “A partir da nossa experiência, nós percebemos que não é tão fácil vender os benefícios da energia solar, pois envolve muitos aspectos técnicos. Havia uma lacuna nesse mercado, pois se trata de uma venda complexa e consultiva. Nosso intuito é facilitar a compra, apresentar os benefícios desta energia limpa e explicar como o comprador pode adquirir o equipamento”, diz Marina Mandelli, diretora da empresa. Ela é sócia da Conexão Solar, ao lado de Ricardo Lippelt e Cláudio Crippa.

A mudança na atuação é recente. No começo de 2019, a Conexão Solar passou pelos processos de pré-incubação do Cocreation Lab, do Centro Sapiens, e também do LinkLab, da ACATE. Em abril, conquistaram seu espaço no CELTA, incubadora mantida pela Fundação CERTI e FAPESC, e através desse apoio conseguiram concluir sua primeira rodada de investimento. Com esse potencial, o trio de empresários atraiu a atenção da Soprano Materiais Elétricos, de Caxias do Sul (RS). “A empresa queria fazer um canal de vendas e viu em nós a oportunidade de escoar esses produtos. Tem sido uma parceria importante, que nos fornece suporte e capacitação”, comenta Ricardo Lippelt, diretor financeiro da Conexão Solar.

Com o sistema de automatização que será lançado, o consumidor poderá dimensionar o sistema mais adequado às suas necessidades e escolher entre as opções de equipamento e prestadores de serviço. Os empresários explicam que o dimensionamento é feito a partir do histórico de consumo. Tendo em mãos as contas de energia, o cliente consegue inserir os dados, saber o equipamento que ele precisa e até calcular quanto vai economizar ao utilizar energia solar. O cliente também conseguirá comparar orçamentos de forma padronizada para compreender o produto que está adquirindo e qual o retorno da energia solar para ele. “O que a gente percebe é que o preço da energia de elétrica no Brasil está cada vez mais alto. Em alguns lugares, o aumento chega a 16% no valor do kw/h. Isso faz com que a energia solar seja uma ótima opção para quem quer economizar gerando a própria energia”, diz o diretor financeiro.

Energia acessível e econômica

A economia na conta de energia elétrica é possível a partir de uma compensação permitida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2012. A Resolução Normativa 482 permite a geração de energia nas residências e injeção do excedente na rede, à qual a edificação continua conectada. Quando o edifício consumir energia da rede no período noturno – quando não há insolação e, portanto, não há produção de energia – esse consumo é abatido com os créditos. “O medidor de energia é bidirecional, conseguindo mensurar a entrada e a saída de energia. Todos os kw produzidos geram um crédito que dura por até cinco anos na conta do consumidor. No final do mês, os kw consumidos da rede são compensados”, esclarece Lippelt.

Por causa da resolução da ANEEL, os valores dos painéis solares e de produtos como placas e inversores ficaram mais acessíveis, assim como o valor dos serviços relacionados a esse mercado. Os bancos e instituições financeiras também passaram a oferecer financiamentos voltados especialmente para a compra e instalação desses equipamentos, com taxas atraentes para incentivar o segmento. A Conexão Solar também oferece a possibilidade de financiar o equipamento e a instalação dos sistemas. “Não é mais preciso desembolsar altos valores iniciais para adquirir e poder usufruir dos benefícios da energia solar. Isso faz com que a economia na conta do consumidor seja maior do que o valor pago mensalmente nesses financiamentos”, diz Mandelli.

A perspectiva é de que a Conexão Solar amplie sua área de atuação para os estados do Sudeste, a partir da expansão no Sul pelas cidades de Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). O planejamento da empresa é estar presente em todo o país até o final de 2020, e que até 2022 realize 3 mil novas vendas, movimentando R$ 84 milhões entre equipamentos e instalações. Os empresários esperam alcançar um faturamento de R$ 5 milhões para a Conexão Solar e fechar parcerias com mais de cem empresas instaladoras espalhadas pelo país.

Para conhecer a empresa, acesse: www.conexaosolar.com.br

Compartilhe esse post: