Pesquisar

Por que inserir tecnologias para garantia de qualidade na indústria?

garantia de qualidade

Compartilhe esse post:

Hoje, já existem várias tecnologias para garantia de qualidade na indústria. Entre os destaques, estão: as metodologias para resolução de defeitos e o monitoramento de processos em tempo real. Explicamos, aqui no blog, que é muito mais fácil inserir rotinas de verificação ao longo da produção do que tentar encontrar a origem do problema em um produto acabado. Além disso, uma fábrica monitorada em tempo real pode levar gestores a tomar decisões muito mais rápidas e assertivas. Neste post, vamos mostrar a importância dessas tecnologias para que você passe a inseri-las no contexto da sua empresa agora mesmo. Conhecer tendências é fundamental para estarmos atentos às mudanças dos cenários organizacionais, mas saber o momento certo para investir é ainda mais importante.

Garantia de qualidade: um diferencial importante

Quanto mais bem acabado e eficiente é um produto, melhor é sua reputação diante de consumidores e o mercado como um todo. Mas, para atingir níveis de excelência, não basta usar bons insumos, ter equipamentos funcionando e contratar funcionários eficientes. A estratégia da empresa, tanto na parte gerencial quanto operacional, é essencial para a qualidade do produto, e isso inclui o investimento em tecnologias para garantia de qualidade. O gestor que sabe o momento certo para a substituição de um equipamento, ou mesmo a inserção de ferramentas e tecnologias de gestão, certamente sairá na frente de seus concorrentes.

Ao utilizar técnicas e ferramentas para a Garantia da Qualidade, o produto entra em um novo patamar de qualidade especialmente por três motivos:

Existem defeitos que os olhos humanos não são capazes de enxergar

Verificações manuais são interessantes em pequenas demandas ou em produtos que não tenham alto valor agregado, mas não trazem o mesmo nível de eficiência como algumas soluções existentes no mercado. Na verificação de placas eletrônicas, por exemplo, existem equipamentos que utilizam sistemas de visão computacional para verificar erros na inserção de componentes. Qualquer detalhe que saia do padrão é sinalizado pela máquina e, caso seja algum erro em etapas anteriores – como a programação de uma das máquinas, por exemplo – isso já pode ser corrigido imediatamente.

A máquina é capaz de impedir que o mesmo erro aconteça

Aliando inteligência artificial aos processos de medição e inspeção, permite-se criar novas soluções capazes de aprender padrões que levaram a erros anteriormente e evitar sua repetição. Isso é fundamental para a garantia de qualidade porque tarefas executadas por seres humanos estão mais sujeitas a erros, especialmente se há grande rotatividade de funcionários ou se as falhas são recorrentes.

Possibilidade de enxergar o contexto de forma mais ampla

Na existência de monitoramento dos processos em tempo real, desvios no processo são observados com mais rapidez. O próprio sistema de monitoramento, inclusive, pode emitir alertas e sugerir soluções. Observando todo o contexto, é mais fácil correlacionar as variáveis do processo e, assim, as soluções ficam muito mais claras e objetivas.
Caso você tenha interesse em introduzir tecnologias para garantia de qualidade na indústria, conte com a Certi para uma consultoria. Temos profissionais especializados em observar com atenção o contexto particular de cada empresa e sugerir ações.

Compartilhe esse post: