Pesquisar

Manufatura 4.0: como a inovação na indústria vai transformar o mundo

inovação na indústria

Compartilhe esse post:

A forma de produção da indústria muda de acordo com a demanda, as facilidades, tecnologias e desafios de cada época. Atualmente, a palavra de ordem é digitalização. Na busca constante por inovação na indústria, traduzida por melhor qualidade, menores custos, menor tempo de produção e mais satisfação aos consumidores, empresas que querem estar no páreo da competitividade procuram se modernizar. Em relação à produção, o que há de mais inovador é a implantação do conceito de manufatura 4.0

Neste artigo, vamos abordar os benefícios da manufatura digital e como ela pode ser introduzida em sua empresa.

Inovação na indústria: como funciona a manufatura 4.0

A principal proposta da inovação na indústria por meio da manufatura digital é um planejamento eficiente, minimizando erros (e custos) durante o processo, além da integração e automatização dos sistemas. Por isso, antes de iniciar a produção, faz-se o planejamento, uma simulação e sua validação, para, aí sim, dar início à manufatura do produto.

O principal benefício desses testes é a descoberta antecipada de problemas de planejamento, em uma abordagem conjunta com a engenharia de custos, reduzindo custos de retrabalho (redesign ou replanejamento, por exemplo). Falhas de design na criação de layouts de fábrica podem ser levantadas e solucionadas em ambiente digital 3D, utilizando objetos que representem os recursos fabris.

A manufatura digital permite prever informações que formam os KPI mais utilizados, como OEE, tempo de ciclo, nível de falha global, gasto de energia, produtividade, ocupação de recursos, além de outros indicadores customizados.

A indústria 4.0 no mundo

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em países como a Coreia do Sul, os Estados Unidos, Israel e a Alemanha, o uso estimado da manufatura 4.0 é de 15% do total de indústrias. No Brasil, esse percentual é de 2%. Porém, apesar de o conceito de inovação na indústria ter se tornado padrão, em cada país ele possui desafios distintos.

No Reino Unido, a estratégia da indústria 4.0 é ultrapassar as fronteiras da inteligência artificial e da energia renovável, com investimentos em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e em conectividade móvel 5G.

Os EUA estão investindo em um programa denominado Manufacturing USA, formado por 14 instituições de manufatura focados na inovação na indústria. As prioridades são a pesquisa – por meio de 270 projetos colaborativos – e a capacitação de mais de 200 mil pessoas em processos de inovação na indústria.

Como iniciar o processo de inovação na indústria

Identifique o grau de maturidade digital de sua empresa

É preciso, antes de mais nada, descobrir o grau de maturidade da sua indústria. Isso vai basear os seus próximos passos. Faça um diagnóstico da atual situação, estabeleça prioridades e comece a implantar a digitalização pelos setores com mais chances de sucesso ou pelos gargalos, que exigem atualização imediata para evitar perdas ou desperdícios.

Analise o que pode ser otimizado e o que deve ser descartado

É necessário entender os processos que funcionam, os que necessitam de melhorias e os que devem ser totalmente mudados. Adotar metodologias como o Lean Manufacturing para eliminar erros e desperdícios é essencial nesse processo. Uma métrica interessante a se adotar para iniciar a manufatura digital é o Overall Equipment Effectiveness (OEE), que mede a eficácia de máquinas e processos.

Comece a implantar sistemas de conectividade

Inicie o processo conectando objetos físicos, ambientes e máquinas em determinada etapa da manufatura, e vá ampliando essa conectividade aos poucos.

Para maior visibilidade e transparência dos processos, adotar o gerenciamento de dados na nuvem, de forma integrada, é essencial.

Adquira tecnologias mais avançadas

Agora, com os processos conectados e organizados, além do monitoramento em nuvem, é hora de adquirir tecnologias mais avançadas, como Big Data e Inteligência Artificial. O objetivo é principalmente a realização de testes em realidade aumentada, simulando cenários e prevendo erros e falhas.

Teste antes de implantar

A transformação da planta industrial em manufatura 4.0 envolve um grande investimento. Para acertar na escolha de máquinas, sensores, equipamentos e soluções, de modo geral, recomenda-se testar em laboratórios-fábrica os projetos de atualização digital. A CERTI conta com essa estrutura e pode contribuir para o desenvolvimento ou adaptação de seu projeto, conforme testes realizados no LabFaber, feito para atender às necessidades da sua indústria.

Inovação na indústria: rumo ao 4.0

A adoção de tecnologias de manufatura digital faz com que sua indústria seja capaz de encontrar e resolver problemas facilmente, atendendo com flexibilidade às mudanças de demandas de produtos e serviços, dando vantagem competitiva a seu negócio, reduzindo custos e otimizando processos.

No entanto, colocar essa inovação na indústria em prática requer uma avaliação sobre as possibilidades de adotar determinados processos, principalmente com relação aos custos-benefícios. Para isso, contar com uma ajuda profissional é importante.

Geralmente, o processo acontece de forma gradual, com a implantação de um conjunto de tecnologias de informação e automação industrial, formando um sistema de produção físico-cibernético, com a digitalização das informações e a comunicação entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas.

Quer iniciar a inovação na sua indústria? Entre em contato conosco!

Compartilhe esse post: