Pesquisar

Lei de Informática: Decreto detalha uso de incentivos

Compartilhe esse post:

A Lei de Informática teve mudança a partir de 1o de abril de 2020. A principal mudança da lei se refere à concessão de incentivos fiscais às empresas fabricantes de hardware. Até 2019, os benefícios nessa área se davam por meio da redução do IPI em produtos incentivados. Com a nova lei, porém, migrou-se para um modelo de Crédito Financeiro.

No último dia 15 de janeiro o Governo Federal publicou o Decreto 10.602, que regulamenta a Lei de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), novo nome da antiga Lei de Informática (Nº 13.969 de 2019) e detalha as regras de uso de incentivos fiscais para atividades de pesquisa e desenvolvimento em Ciência e Tecnologia.

“O decreto foi feito para reduzir as inseguranças jurídicas. A norma traz um maior detalhamento do que é coberto e como é coberto pela lei, inclusive na questão sobre os cálculos tributários. Trazemos também uma maior possibilidade de utilização da lei das TICs que vai trazer maior investimento em ciência e tecnologia”, explicou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes.O decreto deixou mais claro quais empresas se enquadram nos mecanismos da lei – empresas de TIC que atuam com hardware –  e quais não se enquadram, como é o caso das empresas que trabalham só com software. A norma também deixou mais claro as alternativas de uso dos recursos de renúncia fiscal, sendo uma das possibilidades as atividades de capacitação, uma demanda latente do setor produtivo.

Compartilhe esse post: