CERTI Insights

Como aumentar a competitividade do seu negócio: sua empresa na era da manufatura digital

Competitividade e produtividade são as bases da manufatura digital. E isso quer dizer mais qualidade e menos custos, por meio, principalmente, da implementação da transformação digital dos processos fabris, a chamada indústria 4.0. Hoje, a importância de as indústrias se adequarem às novas tecnologias, como Big Data, Internet Industrial das Coisas, Robôs Autônomos e Colaborativos, entre outras, está ligada à sua sobrevivência, e não é mais considerada apenas um diferencial.

Uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o Brasil ainda está muito abaixo de outros países, inclusive da América Latina, no quesito competitividade. No ranking geral de 2018-2019, o Brasil está na penúltima posição, atrás do Peru e à frente apenas da Argentina. O estudo levou em conta somente países com atuações similares às do Brasil, e os mais competitivos foram Coreia do Sul, Canadá, Austrália, China, Espanha e Tailândia.

Ou seja, há muito ainda que se fazer em termos de competitividade da indústria em nosso país. Neste texto, vamos abordar os principais indicadores atuais da indústria e como a manufatura digital pode melhorar esses indicadores e, consequentemente, a competitividade do setor.

Indicadores industriais: quais são os KPIs da indústria

Os KPIs (Key Performance Indicators) são os indicadores industriais de performance. Vale lembrar que, de acordo com a atuação e as metas da indústria, esses indicadores variam. Os KPIs de uma indústria farmacêutica serão diferentes dos KPIs de uma indústria automobilística.

No entanto, alguns KPIs são amplamente utilizados, tais como:

1. Indicadores de Produção

Basicamente, em qualquer segmento, é preciso acompanhar de perto a produção para, assim, avaliar sua competitividade. Alguns KPIs de produtividade são:

2. Indicadores econômicos

Claro que os resultados de uma empresa são extremamente importantes. Os KPIs dessa área podem dizer exatamente como cada etapa do processo gera lucros (ou não) à determinada indústria. Alguns KPIs econômicos são:

3. Indicadores Financeiros

A saúde financeira de uma indústria é outro indicador importante de performance, refletida pelos seguintes KPIs:

Existem também os Indicadores de Qualidade, que variam muito por segmento, indicadores de Satisfação do Cliente, indicadores de Vendas, entre muitos outros.

Como a manufatura digital pode aumentar a eficiência da sua produção

Alguns benefícios da manufatura 4.0 para a melhoria dos KPIs:

Mais flexibilidade

Equipamentos mais robustos e automatizados aumentam a eficiência do processo e podem ser reconfigurados para incluir outras demandas (como aumentar ou diminuir a produção), sem acrescentar custos. É possível também gerir as informações do chão de fábrica em tempo real, diminuindo o tempo de tomada de decisão e maximizando assim os recursos disponíveis.

Mais produtividade

Com o enxugamento das rotas de manufatura e o aumento do nível de utilização do maquinário, o tempo de setup é minimizado e o processo de produção é otimizado.

Mais eficiência

Por meio do Big Data, se amplia o conhecimento sobre o processo e os recursos energéticos são melhores aproveitados, estabelecendo-se um sistema estável.

Mais transparência

Tendo em mãos informações completas e em tempo real, é possível mensurar a performance das máquinas e produtos e tomar decisões mais efetivas e ágeis.

A manufatura digital é, portanto, decisiva para a melhoria dos KPIs industriais. Ficar para trás não é uma opção quando a Quarta Revolução Digital rege os rumos da indústria no mundo todo. Para saber mais sobre a indústria 4.0, acesse o nosso blog ou entre em contato para saber como a CERTI pode lhe ajudar.

Sair da versão mobile