Pesquisar

Prêmio Certi celebra força empreendedora catarinense

Compartilhe esse post:

A Ilha da Magia que se transformou na “Ilha do Silício”, histórias que se cruzaram e destinos traçados amiúde por nomes que hoje marcam o Ecossistema de Inovação catarinense. Com um texto, de certa forma, lírico, com vídeo ao fundo, o jornalista Renato Igor conduziu os presentes no Prêmio CERTI Ecossistema Floripa a concentrarem-se em todas as conquistas não apenas de 2018, mas das últimas décadas. “Este prêmio era o que faltava”, ouviu-se em meio ao público, na noite de sexta-feira (14/12), na ACATE Primavera.

Bem lembrado pelo superintendente geral da Fundação CERTI, José Eduardo Fiates, a noite foi “um encontro informal, de amigos”, dando vazão à simbiose existente em um ecossistema. Empreendedores, representantes de instituições e organizações públicas e privadas compartilharam lembranças e aguardaram ansiosos para comemorar com cada um dos homenageados e premiados da noite. Durante o evento foram revelados os preferidos do público para discursar em nome dos ganhadores de cada categoria, outro item da premiação que trazia à tona o espírito de parceria. “Nossa proposta aqui é de integração, não temos concorrentes, cada um trará uma experiência que será compartilhada”, reforçou Fiates.

A primeira categoria premiada da noite foi a “Conquista Destaque de Empresa de Tecnologia do Ecossistema”. O representante da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), Clóvis Meurer, falou em nome dos homenageados – ABVCAP, Anprotec e Sebrae. Meurer enalteceu não apenas a parceria de duas décadas com a CERTI, mas os resultados obtidos com investimentos na inovação catarinense, ao longo desses anos. E em nome dos premiados, o CEO da Agriness, Everton Gubert, agradeceu emocionado a cada um que estava presente no Prêmio CERTI pelo sucesso de sua empresa, lembrando do período de incubação no CELTA, dos fomentos recebidos e de inspirações como a do Prof. Carlos Alberto Schneider, presidente do Conselho de Curadores da CERTI.

Fiesc, Lab. Robótica (UFSC), Floripamanhã, Acif, Embraer e Softplan foram os demais escolhidos pelo público para discursar em agradecimento. Ganhadora da categoria “Projeto de Cliente Certi no Brasil/Mundo”, A Embraer foi representada pelo vice-presidente de Operações, Defesa e Segurança da companhia, Humberto Pereira que, em nome da Boticário e Siemens Healthineers, destacou a os laços construídos com a CERTI.

Pereira lembrou da importância de se gerar tecnologia de ponta no Brasil por meio de relações entre empresas nacionais na pesquisa e desenvolvimento de projetos. “Há cerca de quatro anos, decidimos investir em eletrônica de alto desempenho e encontramos na CERTI o casamento ideal, competência e capacidade de se relacionar com a indústria”, compartilhou. O vice-presidente aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que participaram do projeto SIX – Sistemas Inteligente Aeronáuticos e aos catarinenses – nascidos ou por opção – que são exemplo para o Brasil.

Em duas semanas de votação dos preferidos do público, foram mais de 3500 votos. Todos que discursaram partiram das vivências particulares, mas culminaram no conjunto de ações trazidas por cada premiado e homenageado, sinergia de quem vinha sem discurso pronto, mas com muita história compartilhada.

O momento que tocou particularmente grande parte dos presentes foi a homenagem feita à Universidade Federal de Santa Catarina, escolhida deste ano na categoria “Personagem Histórico”, apresentada pelo Prof. Schneider. Em uma viagem pelo tempo, de 1960 — com a criação da UFSC e posteriormente, da Escola de Engenharia, pelo Prof. Caspar Erich Stemmer — aos dias de hoje, Schneider provocou, entre os participantes, lembranças vívidas sobre os anos de estudo até a inserção na vida empreendedora.

Sob palmas já emocionadas, o Prof. Armando Albertazzi, pró-reitor de Pesquisa, em exercício, da UFSC, falou em nome dos “180 mil corações, formandos, docentes, funcionários, estudantes…” A UFSC, descreveu, “é um caldo nutritivo, serve de alimento e permite que alguns visionários e empreendedores naveguem”. Albertazzi reforçou que da universidade surge inspiração para novos talentos, e a inovação e o empreendedorismo são uma ponte de mão dupla, que permite a interação do ambiente acadêmico com a sociedade. Como muitos lembraram durante a noite, sem a academia, nada do que estava sendo celebrado no Prêmio CERTI Ecossistema Floripa estaria vivo.

A última premiação foi a de “Empresa de Tecnologia de Referência”. O presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, discursou em nome dos demais homenageados, Associação Comercial Industrial de Florianópolis (Acif) e Associação Catarinense de Medicina (ACM). Leipnitz, destacou “o poder do exemplo das pessoas aqui da nossa terra”. Para ele, a história de todos empreendedores de sucesso da região serve para inspirar, gerando a ideia de que “se alguém como eu conseguiu vencer, eu também posso”.  E esta seria a força de nosso ecossistema.

Em nome dos premiados Neoway e Resultados Digitais, o diretor executivo da também ganhadora Softplan, Moacir Marafon, reforçou o discurso de Leipnitz e foi além. “Este prêmio mostra que é possível crescer no Brasil e o que nos leva para o futuro é a inovação”. Marafon lembrou que não se faz um ecossistema sozinho e repetiu algo lembrado por muitos dos ganhadores da noite sobre a inovação: “se não é pra fazer diferença na vida das pessoas, não faz sentido”. Com isso, todos passaram à confraternização de encerramento e a noite cumpriu o papel de celebrar as conquistas, inspirar e renovar as forças para superar os desafios que virão.

Para mais informações sobre os ganhadores e homenageados acesse: https://certi.org.br/pt/premio-certi-ecofloripa

Compartilhe esse post: