
DESAFIO
|Inovação, tecnologia e empreendedorismo para transformar a sociedade – esse é o conceito por trás do programa CitzTech, cujo objetivo é acelerar startups que possam oferecer ao cidadão meios e condições para interagir com o governo, promovendo a cidadania e possibilitando um acompanhamento de suas ações mais próximo, transparente e inovador.
DESENVOLVIMENTO
O programa CitzTech oferece um conjunto de capacitações online, workshops e atividades para guiar os participantes em suas jornadas empreendedoras, assim como networking em uma comunidade exclusiva para ajudar a escalar e dar visibilidade aos negócios, ampliando suas chances de sucesso. Além disso, os participantes aprovados para a aceleração do CitzTech recebem mentorias de negócio com especialistas de mercado, que compartilham experiências e conexões, e possuem acesso a potenciais investidores (anjos, aceleradoras, venture capital) do ecossistema.
O programa possui abrangência nacional e acontece principalmente de forma online, é gratuito e equity-free. Ao final da aceleração, é realizado um Demoday, oportunidade na qual as empresas selecionadas para a última fase do programa têm a oportunidade de apresentarem seus pitches para uma banca de especialistas e, nessa ocasião, são eleitas as três startups destaque do programa.
Idealizado pela Fundação CERTI, o programa já realizou duas edições, abarcando temas como: Digitalização no Poder Público; Inovação Digital no Legislativo; Compras Públicas; Previdência; Finanças públicas e Gestão orçamentária; Equilíbrio fiscal; Proteção de dados e CyberSecurity; Eficiência na gestão pública; Smart Cities/ Urban Techs; Construção e Planejamento Urbano; Combate à burocracia; Legislação; Accountability; Licitações e contratos; Controle Social e transparência; Dados estruturados e abertos; Coprodução do bem público; Educação Cívica; Educação Pública; Saúde Pública; Segurança Pública; Trabalho; Cultura; Igualdade de gênero; Erradicação da pobreza; Fome zero; Saneamento; Inclusão social; Agricultura urbana; Qualidade dos serviços públicos; Sustentabilidade e meio ambiente; Mobilidade Urbana; dentre outros.
RESULTADO
Somando as duas edições realizadas, o programa recebeu 360 inscrições, já envolveu 2191 pessoas entre empreendedores e demais membros da equipe e acelerou 130 startups de todas as regiões do país.
