Embrapii

Empresa + unidade EMBRAPII: como funciona essa parceria?

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma instituição gestora que induz a cooperação entre empresas e as ICTIs públicas e/ou privadas credenciadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas por meio de recursos disponibilizados para as unidades credenciadas, pretende estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a competitividade das empresas, tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Cada uma das Unidades EMBRAPII foi escolhida a partir de um foco tecnológico, de sua capacidade técnica, do histórico de projetos executados com empresas e da infraestrutura laboratorial de ponta disponível. No caso da Unidade CERTI, por exemplo, a área de atuação selecionada foi a de Sistemas Inteligentes. 

Uma vantagem muito importante do modelo de operação EMBRAPII é a agilidade e flexibilidade na contratação e execução dos projetos, que possibilitam um fluxo contínuo para contratação de projetos com uma de suas Unidades, sem a necessidade de ter que submeter o projeto para avaliação prévia.

Recurso não reembolsável

Um grande atrativo para a parceria empresa e Unidade EMBRAPII é a disponibilidade dos recursos financeiros de subvenção para a execução de projetos de inovação. Estes recursos financiam até ⅓ do valor global do projeto contratado com os institutos, o que, muitas vezes, é o incentivo que falta para que as empresas tomem a decisão de inovar.

Atuação da CERTI em Sistemas Inteligentes

A CERTI teve seu credenciamento aprovado para atuar em sistemas inteligentes para inovação em produtos e processos produtivos. Esta definição abrange o desenvolvimento de soluções tecnológicas que, na sua concepção, podem contemplar sistemas especialistas, conectividade, software embarcado, interface homem-máquina, hardware eletrônico, sensores e atuadores e, partes complementares dos equipamentos e dispositivos.

No processo de inovação, a CERTI pode contribuir com um conjunto bastante amplo de atividades que iniciam com a análise de mercado, elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica, concepção, desenvolvimento de protótipos e do produto (design, mecânica e eletrônica, hardware, firmware e software), instrumentação e controle, além da realização de ensaios e testes necessários para a inovação chegar no mercado com sucesso. Estas competências são complementadas pela abordagem específica sobre o processo produtivo para aumento da competitividade, com a introdução de soluções em manufatura 4.0, garantia da qualidade, desenvolvimento da cadeia de fornecedores, entregando ao cliente um produto pronto para ser certificado e inserido no mercado, além de um processo de produção mais competitivo.

Poucas são as empresas que podem manter em seu quadro de colaboradores uma equipe multidisciplinar especializada para atender as necessidades de inovação e na frequência com que são realizadas. Pelo fato da inovação ser a natureza, a essência da CERTI, esta condição também é um diferencial e pode ser considerado um aspecto muito positivo do processo de inovação aberta. 

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA

Em cumprimento à Lei Federal nº 14.611, de 3 de julho de 2023, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, inscrita no CNPJ sob nº 78.626.363/0001-24, divulga por meio deste os Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens.

Os relatórios são gerados e disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a partir de informações prestadas pela instituição nos sistemas oficiais do Governo Federal, nas seguintes fontes: e-Social, Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e Portal Emprega Brasil.