DESAFIO
Implantar e operacionalizar a Rede Sibratec PRODSAUDE para ampliar, modernizar e integrar as instituições que a compõem, atendendo às necessidades do país. O objetivo é apoiar o setor produtivo e os órgãos de regulamentação (ANVISA e INMETRO), ofertando serviços tecnológicos de avaliação, certificação e desenvolvimento de melhorias de produtos e processos para garantir qualidade e confiabilidade, superar barreiras técnicas, aumentar a competitividade das empresas e ampliar a base normativa nacional.
DESENVOLVIMENTO
A estruturação da secretaria executiva e de um modelo robusto de negócios permitiu a articulação entre os stakeholders (governo, entidades de classe, empresas e laboratórios) e a fluidez das atividades. A criação de um sistema de gestão da qualidade possibilitou agilizar as mais de 200 aquisições para modernização dos laboratórios. Destaca-se também a parceria com a SBM, ANVISA e ABIMO articulada ao longo do projeto.
RESULTADO
A rede foi implementada e operacionalizada com sucesso, disponibilizando novas infraestruturas para laboratórios e aprimorando suas capacidades em prestar serviços tecnológicos de ensaios, medições, calibrações e ensaios de proficiência. O projeto também gerou estudos sobre a prestação de serviços tecnológicos para garantia da qualidade de produtos da saúde impressos por manufatura aditiva e sobre o uso de dados abertos para geração de valor metrológico. Além disso, 2000 profissionais de laboratórios e empresas foram capacitados gratuitamente em cursos EAD focados na superação de exigências técnicas nacionais e internacionais, o que proporcionou oportunidades únicas para alunos, empresas e laboratórios associados aumentarem sua presença no mercado a partir de diferenciais competitivos.