DESAFIO:
A Petrobras buscava uma forma mais eficiente e precisa de monitorar e gerenciar a condição de seus equipamentos submarinos, como dutos e equipamentos de produção, que avaliasse os riscos de forma estratégica, e reduzisse os custos de operação.
DESENVOLVIMENTO:
Os gêmeos digitais, ou digital twins em desenvolvimento oferecem suporte nas decisões de inspeção, extensão de vida e reaproveitamento de ativos, através de dados de produto e de produção em modelos dos processos de degradação, fornecendo a capacidade de realizar análises descritivas (estado atual) e preditivas (estado futuro), por meio de modelos matemáticos e bases alimentadas com dados reais de produção e dos equipamentos.
RESULTADO:
- Digitalização da gestão da integridade de ativos submarinos: Fornecer informações precisas sobre a condição dos equipamentos, os gêmeos digitais permitem otimizar a vida útil dos ativos, através de ações como a extensão de vida e o reaproveitamento de componentes.
- Redução de custos: podem otimizar a frequência e o escopo das inspeções, reduzindo custos.
- Gerenciamento de riscos: permitem identificar de forma precisa e detalhada as ameaças à integridade dos ativos, como corrosão, erosão e falhas em válvulas.