DESAFIO
Aumentar os índices de digitalização da Petrobras e de sua cadeia de suprimentos, com foco inicial na área Submarina, para atingir a interoperabilidade de seus projetos e operações. O projeto buscava implementar padrões de interoperabilidade baseados no estado-da-arte internacional e em modelos abertos, como o IFC (Industry Foundation Classes), para garantir a compatibilidade e o intercâmbio de dados entre os diferentes softwares e sistemas utilizados pela Petrobras e seus fornecedores.
DESENVOLVIMENTO
O Grupo BIM CERTI, único certificado pela ANP para P&D em BIM, desenvolveu a primeira extensão do modelo IFC para Óleo e Gás (O&G) no mundo. Os padrões desenvolvidos foram testados e comprovadamente operacionalizaram a interoperabilidade de dados entre a Petrobras e suas fornecedoras.
RESULTADO
O padrão IFC O&G BIM CERTI já está sendo incluído em contratos da Petrobras com seus fornecedores, demonstrando sua relevância e aplicabilidade na indústria. O sucesso do projeto levou a Petrobras a firmar um novo contrato com a CERTI em 2022, visando aumentar a customização do modelo OpenBIM para diversas aplicações nas áreas Submarina e de Interligações.