
DESAFIO
Estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional.
DESENVOLVIMENTO
Criado em 2018, quando da publicação da portaria nº 4.082 do MCTI de 10 de agosto daquele ano, e inspirado na metodologia do Programa Sinapse da Inovação, o Programa Centelha se configurou como um dos primeiros programas nacionais de apoio à empreendimentos de base tecnológica em estágios iniciais, de ideação e de prototipação, que envolvem elevado risco tecnológico e mercadológico, e um dos mais importantes mecanismos de incentivo ao empreendedorismo inovador do país.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI. O Programa Centelha é executado de forma descentralizada, por meio da articulação institucional e cooperação com entidades, principalmente as Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação de 25 estados + Distrito Federal.
RESULTADO
Em sua primeira edição, o Programa Centelha alcançou a marca de mais de 15,4 mil ideias inovadoras submetidas em 19 estados, envolvendo mais de 38 mil participantes nas equipes e apoiou a criação de 498 startups.
O sucesso da operação piloto do programa contribuiu para a sua continuidade e seu fortalecimento como política pública, e em 2021, foi lançado o Programa Centelha 2. Desta vez, 26 unidades federativas aderiram à execução do Centelha, ficando de fora apenas o estado do Acre. Na segunda edição, o Centelha recebeu mais de 11 mil ideias inovadoras, com o envolvimento de mais de 33,5 mil empreendedores e apoiou, até o momento, a criação de 1.068 startups em todo o país. Em 2025 inicia-se a terceira edição do Programa Centelha, desta vez com a participação das 27 unidades federativas.