Sinapse BIO Comunidade

Ano de entrega do projeto: 2023 Cliente: Euroclima Setor Prioritário:  Meio Ambiente e Sustentabilidade

DESAFIO  
Contribuir para a conservação da floresta e inclusão sócio socioprodutiva de comunidades locais amazônicas, estabelecendo conexões entre empreendimentos comunitários e startups. O projeto visa impulsionar o desenvolvimento de cadeias produtivas bioeconômicas, gerar renda e inclusão social enquanto promove a conservação da floresta.

DESENVOLVIMENTO
Foi elaborada uma metodologia para a aproximação entre as startups e os negócios comunitários, que incluiu a pré -seleção de 40 startups pela Fundação CERTI, do portfólio do programa Sinergia, da Jornada Amazônia. Dessas, 10 foram escolhidas para participar do ciclo piloto, junto com 10 Negócios Comunitários. Através de ações de capacitação e troca de experiências, os participantes foram preparados em capacitações para a fase presencial do projeto, realizadas em duas imersões nos territórios do Baixo Tapajós e do Baixo Tocantins no estado do Pará.

RESULTADO

  • Mecanismo de indução de soluções inovadoras: estrutura para conectar startups e negócios comunitários, facilitando a troca entre eles. 
  • Solução implementada:  uma solução para a segregação e reaproveitamento de resíduos sólidos foi implementada em um negócio comunitário. 
  • O programa contribuiu para a conservação da floresta amazônica, a inclusão socioprodutiva de comunidades locais e o desenvolvimento sustentável da região.

O projeto é financiado pela GIZ, organização alemã de cooperação técnica para a promoção do desenvolvimento sustentável e executado pela Fundação CERTI e Conexsus. 

COMPARTILHE

Ano de entrega do projeto: 2023 Cliente: Euroclima Setor Prioritário:  Meio Ambiente e Sustentabilidade
LINKS
LEIA TAMBÉM

Gemeoss

CasesGestão da Integridade

MOBEQ

CasesSistemas de Energia

AIC_P4F

BioeconomiaCases

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA

Em cumprimento à Lei Federal nº 14.611, de 3 de julho de 2023, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, inscrita no CNPJ sob nº 78.626.363/0001-24, divulga por meio deste os Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens.

Os relatórios são gerados e disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a partir de informações prestadas pela instituição nos sistemas oficiais do Governo Federal, nas seguintes fontes: e-Social, Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e Portal Emprega Brasil.