Pesquisar

CERTI exalta o ecossistema de Florianópolis e sua história no Innovation Summit

Compartilhe esse post:

Com três dias de programação intensa, a primeira edição do Innovation Summit Brasil reuniu em Florianópolis mais de 1.300 pessoas em torno dos principais atores de Tecnologia e Inovação do ecossistema. Logo na cerimônia de abertura, o superintendente da CERTI, José Eduardo Fiates, discursou sobre a história do ecossistema e sua relação com o evento. Ele enfatizou que o fortalecimento desse ambiente como um dos principais polos tecnológicos do país partiu do impossível. 

E por falar em ecossistema, o diretor de Economia Verde da CERTI, Marcos Da-Ré, apresentou no Fórum Sebrae uma contextualização sobre os fatores bióticos e abióticos que contribuem para a alta performance das espécies. Ele comparou esse funcionamento à interação entre as startups, grandes empresas, universidades e outros atores no ambiente de inovação. “Quanto maior a diversidade, maior a robustez deste ecossistema e também a chance de encontrar ideias novas, diferentes – que não são as árvores frondosas, são as plantas que estão começando a germinar. A característica da diversidade é importante tanto no âmbito natural, quanto no de inovação”, diz. 

A CERTI ainda articulou, durante os três dias, visitas de participantes do Innovation Summit a ambientes de inovação da capital catarinense, como a Incubadora CELTA, Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Corporate Park e Sapiens Parque. Mais de 400 visitantes de 12 estados tiveram a oportunidade de conhecer empresas inovação de Florianópolis. 

Incentivo ao empreendedorismo

Entre workshops, encontros, reuniões de trabalho, conferências, cursos, fóruns, plenárias temáticas e sessões técnicas de apresentação de artigos das associações ligadas à Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), a CERTI marcou presença também no estande do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para apresentar o Programa Centelha. A iniciativa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. 

O programa oferece cerca de R$ 50 mil por projeto contemplado, capacitações e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O programa é promovido pelo MCTIC e Finep, em parceria com o CNPq e o Confap, operado pela CERTI e executado por instituições parceiras em 21 estados brasileiros.

Innovation Summit foi realizado de 12 a 14 de agosto pela RNAII, com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e apoio local da ACATE, da CERTI e do Sapiens Parque. O evento aconteceu no contexto do Floripa Conecta, movimento que une iniciativas privadas e públicas em mais de 50 eventos pela cidade a fim de tornar mais forte o desenvolvimento econômico da Ilha. 

Compartilhe esse post: