Creative Solutions: protótipos virtuais para avanço tecnológico
Durante o desenvolvimento de um projeto, o engenheiro pode ter vários questionamentos sobre o comportamento de um sistema e a viabilidade de seu funcionamento. O diâmetro de uma peça deve ser maior? Os valores das equações são adequados para ambientes físicos? Ao iniciar o projeto com determinado valor, terei que alterá-lo mais adiante? O equipamento suporta as condições a que será submetido? A criação de protótipos digitais fiéis à realidade auxilia o profissional a compreender como estes sistemas irão se comportar e o ajuda a tomar decisões desde o início do desenvolvimento, antes mesmo que o primeiro produto esteja finalizado e seja possível produzir um protótipo.
O uso desses protótipos digitais reduz custos e tempo no desenvolvimento de produtos, e foi para levar estas vantagens e conhecimentos técnicos às empresas que surgiu a Creative Solutions. “Com uma simulação virtual, é possível juntar vários fenômenos físicos para saber como o sistema se comporta como um todo, podendo dar atenção a mais de um fenômeno atuando sobre o sistema”, explica o diretor da empresa, Guilherme Tondello.
A diferença das simulações virtuais para o cálculo analítico é que este comumente utiliza cálculos e métodos que consideram fenômenos físicos ou efeitos isolados e que só podem ser testados como um todo com o equipamento pronto. Colocar protótipos físicos à prova pode ser um processo demorado e custoso. “Vamos supor que uma sonda ou robô precise operar em condições submarinas extremas, com pressões altíssimas e temperaturas muito baixas. Não há como testar esse equipamento com tantas variáveis e possibilidades, então com protótipos digitais podemos aplicar condições virtuais para testar seu desempenho nesse ambiente”, exemplifica Ricardo Barros, um dos fundadores da Creative Solutions. Ao pensar em diferentes circunstâncias, é possível considerar variações nos equipamentos que melhoram a performance, mais do que seria possível num método tradicional.
O foco da startup está nos setores automotivo, aeroespacial, de óleo e gás, e indústrias que desenvolvem dispositivos e componentes eletrônicos. Tendo como clientes importantes o Grupo Fiat e a EMBRAER, a Creative Solutions atua principalmente na região do eixo Rio-São Paulo e no Mercosul, chegando ao Peru, Colômbia e Argentina, onde conquistaram o Grupo Techint. “Devido ao nosso alto grau de especialização, naturalmente encontramos oportunidade de desenvolvimento de negócios fora do Brasil. A Creative Solutions já nasceu com perspectivas de internacionalização”, diz Barros.
E foi num ambiente que estimula a inovação que a Creative Solutions se desenvolveu. A startup com experiência em simulação computacional está localizada no CELTA, incubadora mantida pela Fundação CERTI e FAPESC. A empresa é uma das 30 startups de tecnologia que compartilham o espaço, interagem umas com as outras, trocam experiências e formam parcerias. “O CELTA serve como uma vitrine, é um bom ambiente para receber parceiros e clientes. Este ecossistema criado impressiona e dá credibilidade por ter várias empresas de tecnologia no mesmo local”, afirma Tondello. Além de propiciar interações, a incubadora oferece capacitações e consultorias que, segundo ele, são fundamentais para o crescimento da empresa.
Saiba mais sobre o trabalho da Creative Solutions: http://creative-solutions.eng.br/