Projeto Aussys: A inteligência artificial ajuda a salvar vidas em missões de busca e salvamento.
As missões de busca e salvamento, são atividades conduzidas em situações de emergência, como desastres naturais, acidentes de avião ou naufrágios. Tem como principal objetivo localizar e salvar pessoas desaparecidas ou em perigo, na terra ou no mar.
Atualmente o Brasil assume a responsabilidade por toda a extensão do território nacional, além do mar territorial e de uma vasta área em águas internacionais. Nas últimas décadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais de 1.818 ações de busca e salvamento marítimo. Entretanto, esse processo de busca e resgate é bastante complexo, demandando a coordenação de diversos órgãos e enfrentando inúmeros desafios.
Para otimizar e aprimorar essas operações, a Fundação CERTI, juntamente com a IANA Tecnologia Ltda e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) elaboraram o Assuys. Esse projeto é especializado na interpretação da superfície e visa facilitar as missões de busca e salvamento, proporcionando uma abordagem mais eficiente. Saiba mais.
Busca e Salvamento – O que é SAR?
Missões de busca e salvamento, também designadas pela sigla em inglês SAR – Search and Rescue, constituem em atividades altamente especializadas que tem como propósito buscar, localizar e resgatar pessoas desaparecidas ou em perigo, na terra ou no mar. Essas operações de busca e resgate são executadas em cenários de emergência, abrangendo desde desastres naturais até acidentes aéreos ou naufrágios, não importando a hora ou local, exigindo prontidão operacional contínua.
As ações de busca e salvamento ficam sob a gerência do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) , que assume a responsabilidade pelo planejamento estratégico, pela normatização precisa e pela supervisão abrangente de todas as operações relacionadas à busca e salvamento.
Como funcionam as missões de busca e salvamento
Por meio de tratados internacionais, o Brasil detém a responsabilidade por operações de busca e salvamento em uma extensa área que ultrapassa os 22 milhões de km², quase três vezes a extensão continental do país (de 8,5 milhões de km²).
O DECEA trabalha em estado de alerta, 24h por dia, durante todo o ano, recebendo os alertas através dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), que executam atividades de controle do tráfego aéreo, classe geral e militar, a vigilância do espaço aéreo e comando das ações de defesa aérea no Brasil.
Além disso, as missões de busca e salvamento contam com mais cinco órgãos regionais, conhecidos como SALVAERO, distribuídos estrategicamente em diferentes pontos do território nacional (Brasília, Curitiba, Manaus e Recife) e SALVAMAR (Atlântico), que serão os responsáveis por planejar todas as ações a serem desenvolvidas e solicitar o apoio de outros órgãos, como: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e outras organizações públicas, privadas e não governamentais.
Como o DECEA é acionado para missões de Busca e Salvamento
As missões de busca e salvamento são conduzidas por um complexo sistema chamado SISSAR (Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico). O SISSAR foi implementado pela Portaria nº 99/GM3 e em 2020, foi alterado estabelecendo sua constituição, suas competências, e delimitações que regem o funcionamento do sistema, adaptando-o às demandas e desafios contemporâneos.
Por trás da operação para encontrar e resgatar vidas existe um intenso trabalho, que envolve uma rede integrada, monitorando possíveis incidentes 24 horas por dia.
Dados recebidos do BRMCC (Centro Brasileiro de Controle de Missão), órgãos de controle de tráfego aéreo ou por demanda do público em geral. Esses alertas são transmitidos aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC) – SALVAERO e SALVAMAR.
Esses órgãos são responsáveis por averiguar as informações acerca de uma emergência, planejar todas as ações a serem desenvolvidas e solicitar o apoio de outros órgãos para assumir a missão de prestar o serviço de busca e salvamento.
As missões então se iniciam e são encerradas, quando o objeto da busca tenha sido localizado e todos os seus ocupantes resgatados. Caso os esforços empregados não tenham obtido sucesso na localização do objetivo, a missão é considerada suspensa, mas pode ser reiniciada desde que novos fatos justifiquem sua continuação.
Essa abordagem garante uma resposta eficaz a situações de emergência, contribuindo para a segurança aérea e marítima em todo o território nacional.
Desafios nas missões de Busca e Salvamento: O Papel do Projeto AuSSys
Segundo o Comandante do 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patrício Beserra Garioli, no cenário atual, recursos disponíveis para realizar operações de busca e salvamento incluem meios de superfície e aéreos, nos quais as aeronaves devem operar em altitudes e velocidades mínimas dentro de parâmetros seguros. Esse cenário, no entanto, apresenta desafios, como a dificuldade de sobrevoar durante períodos do ano em que as condições meteorológicas não são ideais e a localização de corpos no mar que em sua maioria encontram-se predominantemente submerso.
Estima-se que 99% da superfície marítima em uma determinada área de Busca apresente somente água, o que caracteriza essa atividade como repetitiva e de pouca efetividade.
Projeto Autonomous Search System (AuSSys) desenvolvido em parceria entre CERTI, IANA e o ITA, com apoio da FINEP, consiste em um software desenvolvido para auxiliar na geolocalização de pessoas, destroços ou embarcações em alto mar ou em áreas inóspitas.
O AuSSys é baseado em Inteligência Artificial, interpretando a superfície (marítima ou terrestre), suprimindo o ambiente (mar/selva) e apresentando ao operador SAR (Search and Rescue) apenas os destroços, embarcações, pessoas, manchas de óleo entre outros objetos procurados e assim facilitando as missões de busca e salvamento.
A tecnologia envolvida no desenvolvimento do projeto da CERTI, IANA Tecnologia e ITA resultou em uma solução eficaz, impactante e inovadora. Preparamos um e-book onde detalhamos o projeto e o funcionamento do software que atende as demandas para gestão de missões SAR/IVR.