CERTI Insights

A importância da calibração de roscas API no setor de petróleo e gás

A importância da calibração de roscas API no setor de petróleo e gás

O setor de petróleo e gás exige um domínio tecnológico avançado para explorar, produzir e refinar recursos de maneira segura e eficiente. Nesse sentido, a calibração de roscas API desempenha um papel fundamental na precisão e na confiabilidade dos equipamentos impactando diretamente a eficiência e a integridade das operações.

As roscas API (American Petroleum Institute) são padrões utilizados na conexão de tubulações e equipamentos no setor de petróleo e gás. A calibração precisa dessas roscas é uma prática indispensável minimizando o risco de vazamentos, falhas operacionais, melhorando os custos operacionais e aumentando a produtividade. 

Por que a calibração é essencial?

Vital para a integridade das instalações e equipamentos, a calibração adequada das roscas API representa: 

Indispensável em diversas áreas, a calibração de roscas API é um investimento em segurança, eficiência e sustentabilidade, especialmente no setor de petróleo e gás.  Ao garantir a precisão e a confiabilidade das conexões, contribui para que indústrias operem com maior segurança, reduzam custos e contribuam para um futuro mais sustentável.

A Fundação CERTI, com tecnologia e equipe altamente qualificada possui a acreditação junto ao INMETRO para a calibração completa de calibradores API, incluindo os requisitos de Mating Standoff e Interchange Standoff. Preparamos um e-book com o objetivo de explorar a relevância desse processo, as principais normas utilizadas, suas implicações e como a CERTI pode contribuir para a integridade das instalações e equipamentos por meio da calibração dos padrões roscados.

Sair da versão mobile