O Serviço Federal para Propriedade Intelectual da Rússia (Rospatent) veio ao Brasil para um intercâmbio de experiências de dois dias e termina hoje (27/11). Mas na última semana, no sábado, o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Luiz Otávio Pimentel, e o diretor-geral do Rospatent, Grigory Ivliev, foram recebidos pela Fundação CERTI para conhecer as atividades da Fundação, o Sapiens Parque e o Ecossistema de Inovação de Florianópolis.
Na reunião, que contou com a participação de representantes do Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova-UFSC), Professor Diomário de Queiroz e das empresas Nanoscoping e Reitz, foram discutidas oportunidades de gestão de propriedade intelectual relacionadas com o desenvolvimento do cenário de inovação e empreendedorismo da região florianopolitana e catarinense.
A visita ao Brasil marca um ano da assinatura do Memorando de Entendimento de cooperação bilateral entre Brasil e Rússia. Naquela ocasião, Ivliev realizou visita ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro e apresentou ao INPI práticas do Rospatent.
De acordo com o diretor de tecnologia da Fundação CERTI, Manuel Steidle, a visita foi um contato inicial, “importante para se estabelecer um canal de comunicação para que empresas e institutos tenham acesso ao Rospatent quando houver interesse em realizar negócios com a Rússia”, avalia.