O desenvolvimento de produtos e sistemas, ao mesmo tempo em que é fascinante, é um processo complexo. Processo esse, que exige uma série de etapas, que vão desde a sua ideia inicial, prototipagem até seu lançamento no mercado.
A jornada na criação de um produto é única, depende da realidade de cada negócio, empresa ou indústria e também dos profissionais envolvidos. Mesmo assim, é importante ter um processo estruturado nesse ciclo.
Ao longo deste texto, vamos explorar as etapas do desenvolvimento de produtos e sistemas e de que forma, a CERTI utiliza as competências para facilitar esse processo.
A importância de um processo estruturado no desenvolvimento de produtos e sistemas
Apesar de cada produto e sistema ser único, o seu desenvolvimento passa por processos de ponta a ponta. Isto é, consideram cada etapa da concepção de um produto até sua chegada ao mercado.
Esse processo é complexo e envolve diversos estágios que estão interligados entre si. Por esse motivo, ter um processo estruturado é fundamental . Organizar tarefas, dividir procedimentos, apoiar a colaboração entre departamentos e garantir que o ciclo aconteça de maneira eficiente.
Estruturar o desenvolvimento de produtos e sistemas, oferece às empresas uma maneira de explorar seu produto. Entender suas necessidades específicas e aplicar tecnologias a fim de aprimorá-lo.
A abordagem na CERTI
A Fundação CERTI, é um ecossistema de inovação tecnológica que atua prestando serviços e criando produtos e sistemas através de processos altamente especializados. Com mais de três décadas no mercado, desenvolvemos inúmeros serviços para diferentes clientes e setores.
A diversidade de projetos nos permitiu aprimorar constantemente nossa abordagem e metodologias, que resultaram na criação do método de desenvolvimento de produtos e sistemas que temos hoje.
Durante o ciclo de desenvolvimento de produtos e sistemas, a CERTI adota uma abordagem multidisciplinar, e trabalha com: 04 linhas estratégicas (Pessoas, Aplicações, Processos e Tecnologia); 04 competências estruturantes (Design, Mecânica, Eletrônica Software, Automação) e 07 etapas (entender, criar, detalhar, prototipar, integrar, testar, apoiar).
Cada etapa deste processo tem um propósito específico, que guiam o desenvolvimento de produtos e sistemas a partir do seu objetivo e em sua integridade garantem que o projeto seja executado conforme o planejado.
Vantagens de desenvolver produtos ou sistemas com a CERTI
Por meio de competências especializadas e metodologias ágeis, atua do início ao fim do ciclo de elaboração de um produto.
Durante o desenvolvimento de produtos e sistemas, independentemente da complexidade do projeto, profissionais desenvolvem suas atividades de forma integrada. Criam conceitos e ideias consistentes de produtos, acompanham fornecedores, desenvolvem os primeiros protótipos e auxiliam na otimização do produto pensando na redução de custos de produção e aumento da sua competitividade.
Dominar cada etapa do processo, e adequá-las à realidade da sua empresa ou projeto, ajudará produtos e sistemas a terem maior eficiência desde o seu desenvolvimento.
A CERTI, se destaca por possuir experiência acumulada nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Preparamos um e-book onde detalhamos a função e objetivos de cada etapa do processo, além disso, oferece cases que serão ótimos insights durante o desenvolvimento de produtos e sistemas.