O projeto Eletroposto é um dos vencedores do Prêmio Eco da Câmara de Comércio Americana no Brasil (Amcham), na categoria Sustentabilidade em Produtos ou Serviços, grande tema Inovação. Desenvolvido pela CERTI em parceria com a Celesc, está entre os 46 contemplados, de um total de 90 inscritos em todo o país. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 21 de fevereiro em São Paulo, na sede da AMCHAM.
O Eletroposto foi realizado pela CERTI dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e propõe novas soluções de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos. O projeto integra estações de recarga de veículos, sistemas de armazenamento de energia e geração renovável, e propõe também modelos de operação comercial dos serviços de recarga, no contexto de aplicações em cidades inteligentes.
“O transporte elétrico reduz a emissão de gases poluentes, já que utiliza a chamada energia limpa. A Celesc incentiva a inserção de fontes renováveis de energia e a mobilidade elétrica, mas para torná-la uma realidade é preciso iniciar esse processo. Por isso, a empresa vem desenvolvendo essa estrutura inicial de recarga”, explica o gerente do projeto na Celesc, Marco Aurélio Gianesini.
O sucesso levou a CERTI e a Celesc a darem continuidade à iniciativa com o Eletroposto 2, que irá expandir a infraestrutura de recarga, gerando novas oportunidades no estado e no país. “O projeto foi fundamental para o nascimento da eletromobilidade em Santa Catarina de forma sustentável, por abordar as necessidades da rede de distribuição, estudadas e direcionadas pela equipe da Celesc, e na definição e uso das tecnologias de recarga veicular e armazenamento de energia pela equipe da CERTI”, comenta Cesare Quinteiro Pica, diretor de Energia Sustentável da CERTI e coordenador do projeto.
Desde 2015, mais de 300 quilômetros de rodovias do litoral norte de Santa Catarina possuem sistemas inteligentes de carregamento de veículos elétricos, contando com três postos de abastecimento rápido em Florianópolis, Porto Belo e Araquari; e outras quatro estações semirrápidas, em Joinville, Blumenau e nas sedes da CERTI e da Celesc na capital, sendo o primeiro corredor elétrico do sul do Brasil.
A implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte. O projeto estuda formas de otimizar o uso de energia, reduzir os custos de operação e os impactos dos carregamentos na rede elétrica, além da inserção dos eletropostos no mercado nacional.