Pesquisar

Empresa faz parceria com Araucária+ e desenvolve tinta de erva-mate

Compartilhe esse post:

A Iniciativa Araucária+, desenvolvida em parceria entre a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza selou mais um acordo em prol da preservação da Floresta com Araucárias, um ecossistema ameaçado pertencente a Mata Atlântica. A startup carioca Mancha Orgânica, produtora de tintas orgânicas a base de urucum, cacau e açafrão, prepara-se pra lançar no Dia da Criança o verde erva-mate, a tinta que conta com uma pitada de sustentabilidade.

Desenvolvida com resíduos do processo de moagem da erva-mate, oriunda de produtores parceiros da Araucária+, esta será a primeira tinta a ser estruturada dentro de uma cadeia de beneficiamento e manejo responsável. O primeiro lote contribuirá para a conservação de 180 hectares de Floresta com Araucárias na região serrana Catarinense. O resultado é uma tinta 100% vegetal, livre de metais pesados e derivados de petróleo, que não coloca em risco a saúde dos usuários e nem polui o meio ambiente.

Preocupada com o futuro

A Mancha Orgânica é uma startup estabelecida na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ que por sete anos buscou aprimorar a formulação da tinta focada na expressão artística e bem estar das crianças e do meio ambiente. O principal objetivo da marca é criar produtos derivados de pigmentos e corantes vegetais, contribuindo assim com a descontaminação de setores industriais, como o de produtos infantis, cosméticos e embalagens. O primeiro produto desenvolvido pela empresa é uma linha de tintas orgânicas para livre experimentação

Comunidade sustentável

Desenvolvida desde 2013, a Araucária+ já colaborou com a conservação de 6,7 milhões de m² de floresta nativa e tem a previsão de restaurar mais 2,6 milhões de m² nos próximos quatro anos – com o apoio do BNDES. A iniciativa é uma rede de colaboração que tem como objetivo maior a conservação da Floresta com Araucárias a partir do uso sustentável e o compartilhamento de benefícios entre todos os atores envolvidos, como produtores rurais, startups, empresas, institutos de P&D, governo e toda a sociedade. A rede atualmente conta com a participação de mais de 50 organizações públicas e privadas, e mais de 80 produtores de pinhão e erva-mate, localizados principalmente na região da serra catarinense.

Com foco na valorização das áreas remanescentes da Floresta das Araucárias, além do fomento aos padrões sustentáveis de produção, o projeto traz consigo a agregação de valor dessas cadeias produtivas. Dentre as inovações geradas estão a produção de farinha de pinhão, a erva-mate orgânica e a produção da primeira cerveja de pinhão do mundo, produzida pela cervejaria Insana. Por dois anos consecutivos, 2016 e 2017, a receita foi medalhista de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja.

Compartilhe esse post: