CERTI Insights

Gestão baseada em dados em prestadores de serviços tecnológicos: como a CERTI está fazendo isso?

gestão baseada em dados

O mundo está em constante mudança. A criação das tecnologias de informação a comunicação globalizaram os negócios e modificaram a maneira com que nos relacionamos e geramos valor. No momento atual, a transformação digital é a onda da vez. Ela tem permitido que máquinas, cada vez mais precisas, tenham uma capacidade imensa de processar dados, permitindo-nos, por meio da sua gestão, trabalhar com novos modelos de negócios. 

É notório que a gestão baseada em dados proporciona uma capacidade de compreensão e acompanhamento dos aspectos internos e externos de uma organização e direciona o seu desenvolvimento. A indústria utiliza essa premissa há muitos anos e busca se adequar constantemente frente à complexidade imposta. Isto ocorre através de diferentes ferramentas, de acordo com o nível tecnológico em que a organização se encontra e os desafios impostos pelo desenvolvimento do segmento econômico e competitividade mercadológica em que a mesma está inserida.

Ferramentas de gestão baseada em dados proporcionam análises para identificar oportunidades a partir de padrões ou tendências, apoiando a compreensão do negócio e o realinhamento das estratégias organizacionais. Elas são capazes de direcionar onde a organização se encontra em termos de desenvolvimento tecnológico e indicar os caminhos que deve traçar para alcançar o grau de inovação que garanta a competitividade frente ao seu mercado. 

A CERTI, ciente da importância da gestão baseada em dados e com o apoio da Rede SIBRATEC de Produtos para a Manufatura Mecânica, está executando o projeto “MetroBI”, uma iniciativa para Prestadores de Serviços Tecnológicos, que busca entender como a nuvem de dados de calibrações, ensaios, medições e avaliações da conformidade podem impactar os negócios, clientes e fornecedores de equipamentos ao redor do mundo.

Utilizando a já disseminada metodologia CRISP-DM (Cross-industry standard process for data mining), unindo modernos processos de gestão baseada em dados a partir de bases de dados descentralizados, mineração de dados e business intelligence, foram criadas hipóteses para entendimento dos negócios.

Figura 1- Método CRISP-DM 
Fonte: WIRTH & HIPP, 2000.

Somente na base da Fundação CERTI foram encontrados mais de 20 milhões de registros dos serviços de calibração e medição nos mais de 15 anos de automação. Uma rica base que está permitindo análises como a busca de médias de intervalos de calibração por família, progressão de degradação de equipamentos por fabricante e por setor industrial, caracterização de curvas de sazonalidade comerciais e diversas outras.

Bom, mas o que foi feito? Abaixo listamos alguns passos executados:

1º Passo – Preparamos dados. Em processos de mining, a preparação de dados é um dos grandes desafios. Imagine que atualmente os dados ainda estão em diversas bases (com linguagem diferentes) ou mesmo desestruturados em vários formatos como imagens, pdfs (…)!

2º Passo – Analisamos o negócio. Nem todo dado traz informação! Nessa fase é necessário realizar uma análise preliminar de impacto no negócio. Ou seja o que podemos testar com esse dados? Será que por meio desse dado conseguimos responder uma pergunta para entender o mercado? Queríamos afirmar que “compreender o histórico de compra do cliente é útil para atuar de maneira mais ativa nas vendas”. 

3º Passo:  Criamos hipóteses. Para validar a assertiva por meio de dados elaboramos uma série de hipóteses. Uma delas foi a seguinte: “H0: equipamentos de mesma família possuem o mesmo período de recotação”.

4º Passo: Testamos hipóteses: Ao testarmos essa hipótese, podemos possível desenvolver ações de vendas e de relacionamento com os clientes mais acuradas e pontuais.

Esse é apenas um exemplo do que podemos criar e validar usando dados. São diversas as ações que podem gerar valor a um negócio. A tecnologia da informação nos permite atuar em frentes pouco exploradas por meio da integração vertical e horizontal das empresas. Nós da CERTI, temos a meta de curto prazo, de conectar as bases de serviços tecnológicos com clientes e fabricantes de sistemas de medição para juntos promovermos uma gestão cada vez mais eficiente baseada em dados em prol da competitividade do setor. 

E você? Tem uma hipótese para validar e mudar sua estratégia de negócios com base em dados? Conta pra gente!

Sair da versão mobile