CERTI Insights

Gestão da Integridade: o caminho para otimizar a segurança, disponibilidade e desempenho

A indústria 4.0 promove a transformação digital dos processos industriais, trazendo consigo uma série de novas tecnologias e inovações para permitir uma produção totalmente digitalizada e integrada entre máquinas, produtos, sistemas e pessoas.

Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Sistemas Ciber físicos e Digital Twins são apenas algumas das tecnologias que podem ser utilizadas para elevar a automação da indústria à máxima potência e promover mais eficiência ao longo de toda a cadeia produtiva.

Importante notar que todos esses recursos, que são peças-chave para a transformação digital na indústria 4.0, se baseiam, sobretudo, na coleta, armazenamento e análise de dados. E é isso que permite gerar inteligência, mapear etapas e identificar gargalos nas operações. Desta forma, é possível reduzir custos e integrar e otimizar processos industriais, da produção e logística à gestão e atendimento ao cliente.

A gestão da integridade é, nesse contexto, um passo fundamental para o gerenciamento de riscos nas instalações, equipamentos, sistemas e demais estruturas, visando a otimizar a segurança, a disponibilidade e o desempenho da indústria. Esse conceito já é aplicado com sucesso em empresas de setores como Óleo e Gás, Aeroespacial, Geração e Transmissão de Energia, Automotivo e Bens de Capital.

O que é integridade? Segurança, disponibilidade e desempenho

O conceito de integridade é bastante amplo e pode ser entendido de diferentes formas, dependendo do contexto em que se aplica. Por exemplo, para a API (American Pretroleum Institute), um sistema vem a ser considerado íntegro quando desempenha a função requerida enquanto previne ou mitiga incidentes que possam vir a representar ameaças à vida, saúde ou meio ambiente. Enquanto, por outro lado, o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) direciona o conceito para atendimento à conformidade dentro dos parâmetros exigidos no mercado automotivo, claramente direcionado para os conceitos de qualidade.

Visto por esta perspectiva de adequação, é possível verificar que o conceito de integridade pode ser aplicado a produtos e sistemas, dentro dos mais variados modelos de negócio. Pode-se tratar a integridade de um ativo de sua produção, de um produto vendido ao cliente, ou mesmo de um serviço que envolva aluguel de bens.

Na CERTI, criamos um conceito agregador para a integridade, descrevendo-a como “a garantia de uma operação segura e da disponibilidade dos sistemas ao longo da vida de serviço e com desempenho acima de um mínimo aceitável”. A inserção do conceito de “desempenho mínimo” é passível de adequação em cada negócio e tratável a partir dos níveis tolerabilidade aos riscos, relacionando-se como payback, retorno de investimento, competitividade e segurança.

Gestão da Integridade: estabelecimento e conservação

O conceito de integridade relaciona-se à garantia da qualidade para produtos e processos, utilizando-se de ferramentas e competências replicáveis.

Nesse sentido, a gestão da integridade pode ser compreendida como o conjunto de métodos empregados para garantir que pessoas, sistemas, processos e recursos associados estejam em uso e executem suas funções, em nível mínimo aceitável, ao longo de todo o ciclo de vida do sistema, garantindo o uso eficiente dos recursos disponíveis.

Vale notar ainda que a gestão da integridade pode ser dividida em duas frentes:

Relacionam-se, assim, às tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e às modernas técnicas de manutenção 4.0, inspeção baseada em risco, sensores inteligentes, confiabilidade de dados, dentre outras.

O que é preciso para otimizar a gestão da integridade de ativos e instalações?

A gestão da integridade de ativos e instalações envolve alguns fundamentos primordiais. São eles:

Tecnologias e conceitos envolvidos na gestão da integridade

Todos esses fundamentos da gestão da integridade são permeados por tecnologias e conceitos que garantem a sua aplicação e seus benefícios.

Dentre as tecnologias, destacam-se:

Já dentre os conceitos, são importantes:

Quais os benefícios da Gestão da Integridade para as empresas?

Como benefícios diretos e indiretos da gestão da integridade na indústria, podemos citar:

A gestão da integridade é um processo importantíssimo para as empresas que se desenvolvem rumo à indústria 4.0, promovendo um maior controle sobre toda a cadeia produtiva, a redução de custos e riscos e facilitando a transformação digital que marca a Quarta Revolução Industrial.Se você tem interesse em aplicar Gestão da Integridade na sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e entenda como a CERTI pode ajudar!

Sair da versão mobile