Produtos antivirais para esterilizar superfícies e higienizar as patinhas dos pets estão entre as soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas incubadas no CELTA para combater os efeitos da Covid-19. Ambos os produtos foram criados por startups que atuam com nanotecnologia: a TNS Solution e a NanoScoping. Além da área da saúde, a Incentiv criou uma plataforma de doações para conectar instituições, hospitais e projetos sociais a pessoas físicas e empresas.
“No ecossistema do CELTA, diversas empresas estão movendo esforços para combater a Covid-19, buscando soluções inovadoras que possam responder rápido às demandas de diversos segmentos”, comenta Tony Chierighini, diretor do CELTA. A incubadora da Fundação CERTI oferece suporte a Empreendimentos de Base Tecnológica há 33 anos, além de estimular e apoiar sua criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial. A criação da incubadora é uma iniciativa apoiada pela FAPESC.
Conheça os projetos
Com o objetivo de diminuir o contágio da doença através de superfícies, a TNS desenvolveu um spray com atividade antiviral para ser aplicado em maçanetas, mesas, bancadas, balcões de atendimento, corrimãos de escadas, corredores, entre outros. Utilizando diferentes tecnologias de princípio ativo, o produto cria um revestimento capaz de inativar diferentes tipos de vírus.
O produto da NanoScoping, chamado de ativo Nano Melaleuca, é voltado para os pets. Ele possui atividade antisséptica comprovada e foi desenvolvido para suprir a necessidade de higienizar as patas após passeios externos. As nanopartículas lipídicas que contêm óleo essencial de melaleuca penetram nas camadas mais profundas da pele dos animais, onde o óleo é liberado gradualmente e oferece proteção por mais tempo, podendo ser um bom aliado no combate aos efeitos da Covid-19.
Efeitos econômicos e sociais
Voltada para a captação de recursos com impacto social, a startup Incentiv criou a plataforma CovidZero. A ideia central é arrecadar R$ 25 milhões em recursos financeiros para instituições, hospitais e projetos sociais que tenham demandas urgentes como assistência médica, aquisição de equipamentos de saúde e manutenção.
A plataforma deve promover o fortalecimento de projetos sociais para gerar oportunidades e ajudar na recuperação financeira dessas instituições. Esta iniciativa receberá apoio da FAPESC através do Programa de apoio a projetos para ações emergenciais aos efeitos da Covid-19.