Pesquisar

Programas de incentivo a inovação: como ativar ecossistemas

programa de incentivo a inovação

Compartilhe esse post:

A inovação é uma das saídas mais eficazes para o desenvolvimento econômico e social de uma região. 

Da preservação e exploração sustentável da floresta amazônica à criação de polos tecnológicos no sul do Brasil, exemplos não faltam de iniciativas de fomento à inovação que trazem resultados extremamente positivos para as comunidades locais.

Neste post, vamos conhecer mais sobre a importância dos programas de incentivo à inovação, como os ecossistemas de empreendedorismo podem impulsionar o desenvolvimento regional e o papel da CERTI no fomento à cultura inovadora no país. Acompanhe!

Ecossistemas de inovação: como ativar?

Ecossistema de inovação nada mais é do que a integração de diferentes atores para fomentar e viabilizar soluções inovadoras que possam beneficiar o mercado e a sociedade como um todo.

Os ecossistemas envolvem agentes como:

  • Aceleradoras;
  • Associações;
  • Empresas de tecnologia;
  • Fundos de capital;
  • Hubs de inovação;
  • Institutos de pesquisa;
  • Órgãos governamentais;
  • Startups;
  • Universidades.

A colaboração entre eles é o que possibilita a manifestação de novos talentos, capacitando-os e colocando-os no caminho certo para o desenvolvimento de suas ideias.

Isso só é possível porque esse ambiente favorece a troca de experiências, conectando novos empreendimentos com grandes corporações e com entidades e pessoas que podem auxiliá-los em sua jornada. 

E isso é fundamental para a consolidação de novos modelos de negócio e soluções que, sem essa rede de relacionamentos, talvez nunca vissem a luz do dia.

Dentro de um ecossistema de inovação também ocorrem parcerias que permitem que os empreendimentos cresçam e encontrem seu nicho de mercado. 

Com isso,todos saem ganhando: as empresas inovadoras, que podem colaborar com outros players, e seus clientes, que passam a contar com soluções adequadas às suas necessidades.

Além disso, é importante citar o poder de atração de talentos que o ecossistema oferece. Quando todos esses atores se juntam, eles acabam criando uma grande vitrine para talentos com experiência e para trazer novos projetos à tona.

Para que tudo isso seja possível, diga-se, é preciso identificar o potencial de cada região, quem são os atores, conectá-los e incentivar a inovação por meio de programas.

Desenvolvimento regional a partir da Inovação

A organização de um ecossistema de inovação é indispensável para gerar empresas mais inovadoras e competitivas. E isso traz benefícios diretos para a cidade ou região em que esse ecossistema se localiza, uma vez que o foco é a dinamização econômica de forma a gerar desenvolvimento econômico sustentado.

Tomando como exemplo a criação de parques tecnológicos, vemos que essas iniciativas colaboram para o desenvolvimento econômico da região, não apenas com a abertura de novas empresas e vagas de trabalho, mas também pelo registro de patentes e pela própria aplicação das soluções desenvolvidas na comunidade local.

Florianópolis é um exemplo de como a criação de ambientes colaborativos pode formar um ecossistema de inovação sólido. Antes focada quase que inteiramente no turismo, hoje a cidade é reconhecida pelo seu setor tecnológico, inclusive sendo chamada de “Ilha do Silício“, em alusão ao Vale do Silício, nos EUA.

Ambientes como o Parque Tecnológico Alfa e o Sapiens Parque são exemplos muito bem-sucedidos dos investimentos e esforços voltados para o fomento à inovação na cidade. 

Também destaca-se o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA), a primeira incubadora do Brasil. 

O estímulo do governo e o envolvimento de empresas locais, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de instituições como a Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC) permitiram a criação de um ecossistema de inovação sólido e que já proporcionou a criação de empreendimentos de sucesso nacional.

Os resultados desses esforços são expressivos e a cidade figura em segundo lugar entre as cidades inteligentes do Brasil em 2021.

Entenda a importância de conexões consistentes entre diferentes players do mercado para impulsionar o desenvolvimento de negócios. Acesse o e-book Startups + Grandes Empresas: modelos de inovação eficientes para geração de valor e saiba mais!

Programas de Incentivo à inovação: exemplos da CERTI

Com larga experiência em inovação e empreendedorismo, a CERTI ajuda no desenvolvimento e organização de ecossistemas de inovação em todo o Brasil.

Por meio de programas de incentivo à inovação, a Fundação possibilita a estruturação de uma trilha organizada e integrada para o estímulo, geração e consolidação de empresas inovadoras e para a disponibilização de soluções para o mercado.

Dentre as iniciativas, destacam-se:

Arena CELTA

O Arena CELTA é um programa voltado para o desenvolvimento acelerado de novos negócios, promovendo a interação com empreendedores de sucesso e networking com grandes empresas. O programa se estrutura em quatro etapas sequenciais de mentoria a capacitação, com eventos presenciais e online.

Sinapse da Inovação

O Sinapse da Inovação é um programa de pré-incubação de startups com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo em diferentes regiões do Brasil. O Sinapse atua na seleção de ideias inovadoras e ajuda, por meio de recursos financeiros, capacitação e suporte, a torná-las em empreendimentos de sucesso.

Acesse o case sobre o Sinapse da Inovação e veja como a CERTI atuou no desenvolvimento de programas de incentivo ao empreendedorismo para transformar ideias inovadoras em soluções de sucesso.

Centelha

O Programa Centelha volta-se à criação de empreendimentos inovadores e à disseminação da cultura empreendedora no Brasil. 

Os projetos selecionados recebem capacitação, recursos financeiros e todo o tipo de suporte para transformar suas boas ideias em negócios de sucesso, gerando inovações de interesses sociais e empresariais e fortalecendo os ecossistemas de inovação do país.

Jornada Amazônia

A Jornada Amazônia é uma iniciativa de suporte a negócios inovadores que valorizem a biodiversidade amazônica e modelos de negócio baseados na floresta em pé e preservada. 

O programa busca fomentar o empreendedorismo de impacto na região, estimulando propostas que geram valor econômico e socioambiental, aumentem a competitividade e valorizem as comunidades, produtos e saberes locais.

Acesse nosso case sobre a iniciativa Jornada Amazônia e entenda como a CERTI atua promovendo iniciativas de desenvolvimento de ecossistemas de inovação de impacto na região amazônica.

Darwin Startups

O Darwin Startups trata-se de um ecossistema de evolução de startups. Seu objetivo é fomentar a comunidade empreendedora, conectando-a a mentores, investidores e grandes corporações para viabilizar novos negócios.

Focado na aceleração de startups, o programa conta com uma vertical voltada para o mercado financeiro (fintech, big data etc.) e outra específica para o varejo, acelerando soluções tecnológicas e inovadoras.

InovAtiva

O InovAtiva é uma política pública de apoio ao desenvolvimento de ecossistemas de inovação pelo Brasil. 

Maior programa de aceleração de startups da América Latina, promove, por meio de programas e eventos, oportunidades de aceleração de negócios inovadores, capacitando-os e colocando-os em contato com possíveis investidores e parceiros.

Baixe nosso e-book e conheça as possibilidades de obter investimentos e linhas de crédito para transformar seu plano em realidade.

Como a CERTI pode contribuir para ativar ecossistemas

A CERTI atua como integradora, consultora e apoiadora de projetos em diferentes ecossistemas de inovação. 

Da fase de pré-incubação à atração de capital de risco para novos empreendimentos, traz os incentivos necessários para a consolidação de boas ideias e a criação de produtos inovadores.

A partir de estudos aprofundados da região, a CERTI identifica o potencial e fornece o direcionamento de como o poder público pode atuar, criando as próprias legislações, programas e formas de incentivo para estimular o desenvolvimento regional. 

Sua metodologia permite que os diversos atores identifiquem, conjuntamente, oportunidades, ativos, pontos fortes e fragilidades do ecossistema de inovação. 

Dessa forma, torna-se mais fácil planejar estratégias para seu fortalecimento e ampliar o processo de estímulo e geração de empresas inovadoras. Para saber como podemos ajudar a sua empresa, entre em contato conosco

Compartilhe esse post: