Após cinco meses desenvolvendo produtos e processos inovadores, os dez times que participaram da Academia Sapientia apresentaram seus trabalhos às empresas patrocinadoras do projeto. Ao todo, participaram 50 alunos de empresas juniores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Eles se dividiram em 10 equipes, e cada uma delas recebeu um desafio de uma das empresas parceiras do projeto, com os temas Sustentabilidade e Negócios de Impacto.
No evento final, que ocorreu no dia 12/09, as equipes apresentaram os resultados de seus trabalhos e 3 equipes foram premiadas. O primeiro lugar ficou com o time da Softplan, que conseguiu reduzir 2 toneladas de rejeitos através da redução da geração de resíduos e da reciclagem. No segundo lugar ficou a equipe Neoway 1, que apresentou um produto voltado para a área de jurimetria. Em terceiro ficou a equipe CERTI, os “Certinhos”, que apresentou o produto chamado CLAIR, um processo de seleção voltado para a inovação. Ao longo da temporada-piloto, as equipes fizeram pitches, passaram por rodadas de investimentos e workshops para troca de experiências com as outras equipes e com empresários.
A Academia Sapientia foi criada por vários órgãos do Ecossistema de Inovação de Florianópolis com a finalidade de auxiliar a formação técnica e sócio-emocional de jovens talentos universitários focados em enfrentar desafios reais de inovação dentro das empresas e organizações. São parceiros no projeto: CERTI, FIESC, SEBRAE, ACATE, UFSC e FEJESC.
Acompanhe as novidades do projeto na página do LinkedIn.