Pesquisar

Smart Metrology na agricultura: aplicando a análise de dados para aumentar a confiabilidade da cadeia produtiva

Compartilhe esse post:

A indústria 4.0 vem revolucionando as cadeias produtivas em todo o mundo. Nesse sentido, a smart metrology se alinha a uma demanda por processos mais inteligentes e interligados, que vão ocupar lugar de destaque no controle da manufatura avançada.

Sistemas que embarcam tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Big Data, visão computacional, entre outras, são cada vez mais utilizados nos mais diferentes setores produtivos. Eles ajudam, por meio de uma infinidade de dados, a compreender uma realidade cada vez mais complexa.

No entanto, para que sejam eficazes, é mantida a máxima de que os dados e informações coletadas devem ser confiáveis! 

As ferramentas e metodologias de medição e controle de qualidade têm papel fundamental na manufatura avançada, ajudando a tornar os processos mais ágeis por meio da captação e da interpretação de dados detalhados sobre todos os elos da cadeia produtiva, além de garantir mais confiabilidade e agilidade.

Neste post, veja como funciona a smart metrology, suas vantagens e como ela pode ser aplicada no agronegócio. Acompanhe!

Smart Metrology: mais confiabilidade e melhor controle de qualidade

A smart metrology traz uma abordagem diferente da metrologia tradicional: mais do que apenas realizar a medição com confiabilidade, ela se concentra na avaliação de riscos e no equilíbrio, levando em consideração a variedade de dados e apoiando diretamente a tomada de  decisões. Trata-se, portanto, de entregar conhecimento ao invés de somente dados, de forma a impactar toda a cadeia.

Para isso, a metrologia passa a desempenhar um papel mais próximo ao da análise de dados. Em outras palavras, deixa-se de focar em uma medição isolada e passa-se a medir todos os dados da cadeia, buscando entender todo o caminho – desde matéria-prima até o consumidor final – , identificar falhas e realizar análises preditivas.

Dessa forma, o controle de qualidade nas indústrias deixa de depender de uma avaliação final por amostragem. Como a maioria dos equipamentos envolvidos na produção atualmente já são dotados de sensores, é possível controlar diversas variáveis envolvidas na produção, como umidade, temperatura, velocidade, rotação, trepidação, entre outros. 

É por meio da correlação dessas variáveis que se torna possível avaliar e monitorar cada etapa da cadeia produtiva e garantir a qualidade do produto final.

Assim, orientada a uma prática mais alinhada com o desenvolvimento da indústria 4.0, a smart metrology atua na confiabilidade e compreende a incerteza das medições e a diversidade dos dados para possibilitar uma tomada de decisão mais assertiva e precisa.

Os benefícios da Smart Metrology para a indústria

Alguns dos benefícios da metrologia inteligente para a indústria são:

  • Uso mais eficiente de recursos: com alta precisão no controle de qualidade, é possível contar com dados mais confiáveis e, assim, reduzir os chamados refugos de produção. Isso permite um melhor aproveitamento dos recursos, evitando desperdício de matéria-prima, tempo e energia.
  • Padronização: a tecnologia permite uma maior uniformidade nos processos, o que reflete diretamente em uma padronização mais afinada dos produtos.
  • Mais produtividade: uma vez que há redução nos problemas enfrentados ao longo do processo produtivo, é possível otimizar as operações e atuar na máxima performance, aumentando a produtividade.
  • Mais competitividade: a smart metrology permite à indústria manter-se à frente da concorrência, uma vez que fornece uma análise detalhada e detalhista dos processos, o que faz toda a diferença na qualidade do produto e nos resultados. Além disso, cria um ambiente para novas correlações, apoiando a inovação em produtos e processos.

Aplicações do Smart Metrology na agricultura

A metrologia já faz parte no agronegócio, mais precisamente nas medições que são realizadas diariamente. O diferencial da smart metrology, como vimos, é trazer uma análise muito mais profunda e integrada ao longo de toda a cadeia.

Fatores meteorológicos

Mais do que somente medir o ambiente, sua temperatura, umidade, pressão atmosférica, incidência solar e velocidade dos ventos, a metrologia smart buscará o acompanhamento destes fatores ao longo do tempo e a correlação com indicadores da qualidade do processo..

Neste sentido, será possível antever aspectos de produção ou mesmo degradação de máquinas e inventários com base em previsões meteorológicas, mas, é claro, sempre considerando a incerteza de cada variável envolvida.

Aspectos produtivos

A medição inteligente de variáveis também está presente em aspectos mais diretamente ligados à produção, correlacionando fatores como o monitoramento da umidade do solo e a quantidade de água aplicada historicamente para, por exemplo, o controle do peso dos animais da criação e seus históricos de alimentação, raças e até movimentos no pasto.

Outra possibilidade de uso refere-se ao controle na aplicação de fertilizantes, evitando o uso excessivo de químicos e, como consequência, os impactos ambientais que o escoamento dessa substâncias para fontes de água e terras vizinhas pode trazer. 

Além disso, assim como acontece com o monitoramento da água e das micro variações das condições do tempo, a smart metrology permitiria estimar a quantidade e proporção do fertilizante que deve ser aplicada em cada área do campo.

Como funciona a metrologia inteligente no agronegócio

Todas essas aplicações da metrologia no agronegócio só são possíveis por meio da tecnologia, em especial do uso de sensores inteligentes. Esses equipamentos podem ser instalados no maquinário (tratores, colheitadeiras, entre outros), nas estufas, em diferentes pontos da lavoura ou junto ao rebanho, passando a realizar, em tempo real, uma série de medições de diferentes variáveis, enviando-os para um sistema.

Os dados coletados são então trabalhados e relacionados para gerar predições com níveis de incerteza estimados e facilitar a implementação de melhorias e ajustes que ajudem a trazer mais qualidade para a produção.

Para que esse processo seja ainda mais efetivo, a smart metrology pode ser combinada com cálculos analíticos desenvolvidos ou mesmo com modelos de Inteligência Artificial, ampliando sua capacidade de análise de dados e técnicas estatísticas. Entre as áreas de competência da CERTI para o desenvolvimento de implementos agrícolas avançados encontram-se a metrologia e instrumentação.

Quer saber como podemos ajudar no desenvolvimento tecnológico da agroindústria por meio da smart metrology? Então conheça o case do Projeto Boia Yara e descubra as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer!

Compartilhe esse post: