Pesquisar

Tendências para a educação no setor de gado de corte na era da transformação digital

Compartilhe esse post:

Neste artigo selecionamos 5 tendências para a educação que estão alinhadas com a filosofia da Indústria 4.0 no contexto da transformação digital, que tornam a capacitação um processo mais atrativo e moderno.

A transformação digital se relaciona ao movimento de mudança no mundo por meio do uso de ferramentas digitais que gradualmente se tornam mais acessíveis a uma grande parcela da população. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, a sociedade vem experimentando diferentes padrões de interação e relacionamentos. Neste sentido, a educação, assim como as demais áreas, está se modificando e fazendo o uso de novas ferramentas de aprendizagem emergentes.

A análise da cadeia do Gado de Corte no Brasil trouxe-nos a necessidade de aplicação de ações de educação em todas as instâncias, desde os produtores com necessidade de apoio à gestão de fazendas, aos frigoríficos e seus funcionários e até aos consumidores finais, apoiando-os a diferenciar carnes de qualidade ou certificações adequadas para seu consumo.

Quando aplicamos as tecnologias disruptivas em capacitações, transformamos os processos de aprendizagem por meio das interações. Seu uso desperta o interesse do aluno, melhorando o comprometimento com o conteúdo ministrado e, por consequência produzindo maior aproveitamento. Torna-se, então, base para as ações da Rede de Manufatura Avançada para o Agronegócio, em criação.

São as tendências:

  1. O ensino adaptativo é um sistema que avalia o nível de proficiência do estudante e adapta o grau de dificuldade para otimizar a aprendizagem do indivíduo. A tecnologia educacional melhora o aprendizado individual, reconhecendo que com a individualização do conhecimento se poderá atender de maneira mais efetiva as necessidades dos alunos. A Studiare, por exemplo, fornece uma ferramenta que apoia a individualização do estudo e, de maneira adaptativa, proporciona maior engajamento e eficiência na absorção do conhecimento.
  2. O microlearning consiste na concentração de um conteúdo educativo, com a visualização ou leitura concentrada em poucos minutos. Com o conteúdo focado em um assunto específico e curto, se torna mais fácil sua assimilação. Diversas empresas já fazem uso do microlearning como forma de atração. A beef point, por exemplo, disponibiliza vídeos de curta duração, que fornecem pequenos lotes de conhecimentos aos interessados para o setor do Gado de Corte.
  3. O inbound e o outbound marketing também podem ser utilizados em capacitações. O inbound marketing, é uma abordagem de atração, ou seja, serve para chamar a atenção a partir do uso de conteúdos relevantes e valiosos, já o outbound trata da divulgação que se dá a partir das diferentes canais de comunicação existentes.
  4. O edutenimento associa a educação ao entretenimento, apresentado em formatos diversos como programas de televisão, computador e videogames, filmes, música, websites, software multimédia, etc. Um exemplo que gerou ótimos resultados foi a Gincana do Milênio e Sapiens Circus que de maneira lúdica, trouxe uma ação cultural e educativa de inclusão digital e social, no que se refere a Sustentabilidade e os Oito Objetivos do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
  5. As mídias sociais, como o Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp, podem ser acessadas de dispositivos fixos ou móveis e fazem uma ponte entre o usuário e o conhecimento. O acesso facilitado com o uso de smartphones, tablets ou computadores, principalmente com a crescente produção de vídeos, proporcionam acesso ao conhecimento que não se tinha, restando o direcionamento para o bom uso dessas plataformas.

Em suma, o acesso facilitado à tecnologia na era da transformação digital, possibilita diferentes formas de aprendizagem. Entende-se que cada pessoa possui um conjunto específicos de necessidades, alinhadas aos seus interesses e expectativas. Essa adaptação tornará o processo de aprendizagem mais atrativo e com maior probabilidade de sucesso, podendo ser aplicado em todos os elos da cadeia do Gado de Corte e apoiando a conexão entre os agentes.

Compartilhe esse post: